Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22630
Título: Coleta seletiva no município de Mata de São João: caracterização da percepção de alunos da EJA em relação ao descarte do lixo
Título(s) alternativo(s): Selective collection in the Mata de São João city: characterization of the perception of students of adult education in relation to waste discard
Autor(es): França, Ana Lúcia Garcia Mendes
Orientador(es): Schmidt, Carla Adriana Pizarro
Palavras-chave: Lixo - Eliminação
Reaproveitamento (Sobras, refugos, etc.)
Educação ambiental
Refuse and refuse disposal
Recycling (Waste, etc.)
Environmental education
Data do documento: 28-Nov-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: FRANÇA, Ana Lúcia Garcia Mendes. Coleta Seletiva no Município de Mata de São João: caracterização da percepção de alunos da EJA em relação ao descarte do lixo. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Ambiental em Municípios) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: Este trabalho teve como temática uma proposta de redução dos impactos ambientais causados pelo lixo, utilizando para isso o princípio das 3Rs, a redução, reutilização e reciclagem, com enfoque na reciclagem através de uma trabalho de conscientização, motivação e incentivo a alunos de uma escola no município de Mata de São JoãoBA, sobre a importância do descarte seletivo do lixo com informações através de palestras com vídeos sobre o porquê de separar o lixo e como separá-lo corretamente para a reciclagem. Foi realizado um levantamento de informações sobre o que eles pensam e sabem sobre o destino do lixo da cidade que vivem e sobre a coleta seletiva, através de questionários aplicados antes e depois da palestra. O resultado foi satisfatório pela motivação que os alunos mostraram ter pela coleta seletiva ao saber dos inúmeros problemas que podem ser evitados com a redução do lixo, e pela constatação de que um trabalho voltado para a área ambiental na educação há inúmeras possibilidades de promover benefícios ao meio ambiente, e que é principalmente através da educação ambiental que se pode ter um meio mais saudável e sustentável.
Abstract: This work had as thematic a proposal to reduce the environmental impact caused by waste, using for this the principle of 3Rs, reduction, reuse and recycling, focusing on recycling through awareness work, motivation and incentive to students from a school in Mata de São João city-BA, about the importance of selective waste discard with information through lectures with videos about why separate the garbage and how to separate correctly it for recycling. Was realized a survey of information about what they think and know about the fate of the garbage of the city living and the selective collection, through questionnaires before and after the lecture. The result was satisfactory for motivating students showed to have for the selective collection to learn the numerous problems that can be avoided by reducing waste, and by finding that a work for the environmental area in education there are numerous possibilities to promote benefits to the environment, which is mainly through environmental education that can have a healthier and more sustainable environment.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22630
Aparece nas coleções:MD - Gestão Ambiental em Municípios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_GAMUNI_I_2014_9.pdf1,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.