Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22602
Título: Análise da utilização de policloreto de alumínio (PAC) e sulfato de alumínio na eliminação de turbidez de água de abastecimento
Autor(es): Schmidt, Aline Ruth
Orientador(es): Orssatto, Fábio
Palavras-chave: Água - Estações de tratamento
Água - Purificação - Floculação
Água - Qualidade
Water treatment plants
Water - Purification - Flocculation
Water quality
Data do documento: 25-Out-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SCHMIDT, Aline Ruth. Análise da utilização do policloreto de alumínio (PAC) e sulfato de alumínio na eliminação de turbidez de água de abastecimento. 2014. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo avaliar a eliminação de turbidez por meio dos coagulantes Sulfato de Alumínio e PAC em uma ETA convencional. Para tal, avaliaram-se os dados de água bruta e tratada coletados juntamente com o laboratório da Companhia de Abastecimento local, além de um acompanhamento pelo período de aproximadamente 2 (dois) meses da turbidez remanescente da mesma água. Os resultados mostraram que ambos os coagulantes são eficientes, quando utilizados de maneira correta, alcançando uma eliminação de turbidez de 96% e 99%, para o Sulfato de Alumínio e para o PAC, respectivamente. Entretanto, analisando-se a turbidez residual por um período maior, observou-se que a qualidade da água tratada varia consideravelmente, sendo que em alguns momentos extrapolou o limite estabelecido em legislação para este parâmetro (≤1,00 UNT). Acredita-se que isso se deva a alguns problemas operacionais da ETA, principalmente no que diz respeito ao local de mistura hidráulica, coagulação, floculação e filtros, da variação de qualidade e vazão da água bruta, o que demanda uma nova dosagem do produto, além da presença de ar na ETA (vindo da captação) em alguns momentos. Por fim, conclui-se que os coagulantes funcionam de forma satisfatória, quando administrados de forma correta, contudo, alguns problemas operacionais podem estar comprometendo a qualidade da água tratada.
Abstract: This research aims to evaluate the turbidity removal of the coagulants Aluminum Sulfate and PAC, in a conventional drinking-water treatment plant. For this proposal, were evaluated the data of raw and treated water, which was collected in the supply company’s laboratory, plus a monitoring, in a period of 2 months, of the water’s remaining turbidity. The results showed that both coagulants are effective, when used correctly, achieving a turbidity removal of 96% and 99% for the aluminum sulfate and PAC, respectively. However, analyzing the residual turbidity, for a longer period, it was observed that the treated water’s quality ranged considerably and, occasionally, overstepped the legal limit (≤ 1,00NT). It’s believed that this os due by some drinking-water treatment operational problems, specially in the hidraulic mixing, coagulantion, floculation and filters, raw water’s variation of quality and input flow, which requires a new coagulante dose, besides de presence o fair in the systems in a few moments.It’s concluded that the coagulante Works correctly when administered correctly. However, some operational issues may compromisse the treated water’s quality.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22602
Aparece nas coleções:MD - Gestão Ambiental em Municípios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_GAMUNI_VI_2014_4.pdf1,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.