Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22599
Título: Projeto horta ecológica escolar: cultivando o saber no município de Xanxerê/SC
Autor(es): Silva, Alessandro do Amaral e
Orientador(es): Schmidt, Carla Adriana Pizarro
Palavras-chave: Educação ambiental
Desenvolvimento sustentável
Abordagem interdisciplinar do conhecimento
Environmental education
Sustainable development
Interdisciplinary approach to knowledge
Data do documento: 21-Mar-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SILVA, Alessandro do Amaral e. Projeto horta ecológica escolar: cultivando o saber no município de Xanxerê/SC. 2015. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: Este trabalho teve como tema a Horta Ecológica Escolar, na qual se tem um campo de conhecimento em construção permanente e que se desenvolve nas práticas diárias dos atores no ambiente escolar que participam no processo educativo. Tem se percebido que o modelo atual de produção em escala reforça a ideia da separação entre ser humano e natureza, refletindo sobre o processo produtivo produzido pela sociedade. A compartimentação do saber, que é representado pela divisão de áreas do conhecimento, facilita a compreensão de cada parte, mas o nosso ambiente necessita ser entendido em sua totalidade e através do ensino interdisciplinar na Horta Ecológica Escolar se pode assimilar o equilíbrio dinâmico do meio ambiente com o ser humano. O desenvolvimento do projeto com sua implantação, a manutenção, as práticas e o uso da horta nos auxiliam na mudança da dinâmica de elementos chaves, sendo um método mais eficiente do ensino nas escolas do município de Xanxerê/SC. Neste sentido, por intermédio da horta ecológica escolar se tem a possibilidade de promover um sistema de alimentação saudável e sustentável, que trabalhará na produção limpa e o consumo de alimentos com maior segurança na sua qualidade sanitária e nutricional.
Abstract: This work was subject to Ecological School Garden, which it has a field of knowledge in permanent construction, which develops in the daily practices of the actors in the school participating in the educational process. Has realized that the current model of production scale reinforces the idea of separation between human beings and nature, reflecting on the production process produced by society. The compartmentalization of knowledge, which is represented by the division of areas of knowledge, facilitates understanding of each party, but our environment needs to be understood in entirety and through interdisciplinary teaching in the Ecological School Garden can assimilate the dynamic balance of the environment with the human being. The development of the project with its implementation, maintenance, practices and the use of the garden assist us in changing the dynamics of key elements, with a more efficient method of teaching in schools in the city of Xanxerê/SC. In thus sense, through the school ecological garden has the possibility of promoting a healthy and sustainable food system that will work on cleaner production and consumption of foods with greater confidence in their health and nutritional quality.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22599
Aparece nas coleções:MD - Gestão Ambiental em Municípios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_GAMUNI_VI_2014_3.pdf2,48 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.