Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22495
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVieira, Denise Maas
dc.date.accessioned2020-11-25T14:19:13Z-
dc.date.available2020-11-25T14:19:13Z-
dc.date.issued2015-12-04
dc.identifier.citationVIEIRA, Denise Maas. Comissão de meio ambiente e qualidade de vida: por uma educação ambiental ecoformadora. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Ambiental em Municípios) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22495-
dc.description.abstractThis work had as its theme the implementation of the Commission for the Environment and Quality of Life - Com-life in three municipal schools of Blumenau. Under the theoretical aspect, the search works with the notion of an ecoformadora education and the history of public policies that triggered the implementation of ComVidas in schools throughout Brazil. From the analysis of the three schools, it is highlighted the contributions that each Commission triggered the perspective of an ecoformadora education involving the school community and all its surroundings. It is a qualitative research, which students and members of the committee were surveyed. They were used as a research tool observation, interview, questionnaire and application workshops. The survey results indicated that the shares of the Com-Vida has contributed to the transformation of attitudes and care for the environment and quality of life at school. The activities developed according to the Commission aroused the interest of students for an ecoformadora education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectConscientizaçãopt_BR
dc.subjectLixo - Eliminaçãopt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subject Awarenesspt_BR
dc.subjectRefuse and refuse disposalpt_BR
dc.titleComissão de meio ambiente e qualidade de vida: por uma educação ambiental ecoformadorapt_BR
dc.title.alternativeCommission for the environment and quality of life: for an environmental education ecoformadorapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como temática a implantação da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida – Com-Vida em três escolas da rede municipal de Blumenau. Sob o aspecto teórico, a pesquisa trabalha com a noção de uma educação ecoformadora e o histórico das políticas públicas que desencadearam a implantação das ComVidas em escolas de todo o Brasil. A partir da análise das três escolas, são destacadas as contribuições que cada Comissão desencadeou na perspectiva de uma educação ecoformadora envolvendo a comunidade escolar e todo o seu entorno. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, as quais foram pesquisados os estudantes e membros da referida comissão. Foram utilizados como instrumento de pesquisa a observação, entrevista, aplicação de questionário e realização de oficinas. Os resultados da pesquisa indicaram que as ações da Com-Vida vem contribuindo para a transformação de atitudes e cuidados com o meio ambiente e a qualidade de vida na escola. As atividades desenvolvidas em função da Comissão despertaram o interesse dos alunos para uma educação ecoformadora.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Gomes, Eliane Rodrigues dos Santos
dc.contributor.referee1Gomes, Eliane Rodrigues dos Santos
dc.contributor.referee2Bortoli, Marlene Magnoni
dc.contributor.referee3Costa, Daniela da Rosa
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programGestão Ambiental em Municípiospt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIApt_BR
Aparece nas coleções:MD - Gestão Ambiental em Municípios

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_GAMUNI_I_2014_33.pdf1,98 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.