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Título: Estudo do impacto ambiental ocasionado pelo descarte inadequado do óleo de cozinha no ensino de ciências
Título(s) alternativo(s): Study of the environmental impact caused by the improper disposal of cooking oil in the science education
Autor(es): Santos, Elisângela Julião Dias dos
Orientador(es): Pletsch, Adelmo Lowe
Palavras-chave: Reaproveitamento (Sobras, refugos, etc.)
Conservação da natureza
Educação ambiental
Recycling (Waste, etc.)
Nature conservation
Environmental education
Data do documento: 4-Dez-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SANTOS, Elisângela Julião Dias dos. Estudo do impacto ambiental ocasionado pelo descarte inadequado do óleo de cozinha no ensino de ciências. 2015. 61 f. Monografia (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: O óleo de fritura residual gerado diariamente, quando descartado de forma incorreta, provoca severos danos ao meio ambiente. No entanto, esse resíduo pode ser reciclado e servir de matéria-prima para a produção de diversos materiais como, por exemplo, biodiesel e sabão, diminuindo significativamente o impacto ambiental e proporcionando maior geração de renda. Este trabalho teve como objetivo verificar o conhecimento que os alunos do 1º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Polivalente de Goioerê e do Colégio Estadual Vila Guaíra, possuíam a respeito do descarte do óleo de cozinha, e torná-los disseminadores, tanto nos colégios nos quais estudam, quanto em outras escolas do município, com o intuito de viabilizar a coleta desse resíduo e encaminhá-lo para a reciclagem, dando início a implantação da coleta seletiva do óleo no município de Goioerê. Foram realizados diferentes questionários, respectivamente, aos alunos, aos responsáveis dos alunos e aos professores da disciplina de Ciências dos colégios nos quais o projeto foi aplicado, com a intenção de aos dois primeiros, verificar seus envolvimentos com as questões ambientais, e aos professores, o interesse em promover momentos de reflexão e verificar se os mesmos tinham o hábito de desenvolver projetos ambientais nas escolas nas quais trabalham, bem como, se ao trabalhar questões relacionadas à preservação do meio ambiente, abordavam sobre o descarte do óleo residual, e se o conteúdo era encontrado no livro didático. Esta pesquisa classifica-se como qualitativa e intervencionista, pois, teve como resultado a sensibilização dos alunos, os quais tornaram-se disseminadores do conteúdo e demonstraram mudanças de atitudes. Pode-se concluir que é possível, por meio da conscientização dos alunos, realizar a coleta do óleo de fritura residual no município de Goioerê, uma vez que, no período de 80 dias de aplicação do projeto, foi coletado, aproximadamente 270 litros de óleo de fritura residual, diminuindo significativamente o impacto ambiental ocasionado por este resíduo.
Abstract: The waste cooking oil generated daily, when disposed of improperly, causing severe damage to the environment. However, this residue can be recycled and used as raw material for the production of various materials such as, for example, biodiesel and soap, significantly reducing the environmental impact and providing greater revenue generation. This study aimed to verify the knowledge that the students of 1st year of East State School Education Polivalente of Goioerê and State School Vila Guaíra, had about the cooking oil disposal, and make them disseminators, both in schools in which study, as in other schools in the municipality, in order to enable the collection of this waste and submit it for recycling, initiating the implementation of the oil selective collection in the municipality of Goioerê. Different questionnaires were performed, respectively, to the students, the leaders of the students and teachers of Sciences discipline of the schools in which the project was developed with the intention of the first two, check your involvement with environmental issues, and teachers, the interest in promoting moments of reflection and to check whether they were in the habit of developing environmental projects in schools in which they work, and where to address questions related to preserving the environment, addressed on disposal of residual oil, and the content was found in the textbook. This research is classified as qualitative and interventional therefore resulted in the sensitization of students, which have become disseminators of content and showed changes in attitudes. It can be concluded that it is possible, through the awareness of students, conduct the collection of waste frying oil in the municipality of Goioerê, since, in the period of 80 days of implementing the project, was collected, approximately 270 liters of oil residual frying, significantly reducing the environmental impact caused by this residue.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22124
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