Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22099
Título: Poluição sonora na modernidade e a escola - uma abordagem consciente nos hábitos auditivos de jovens professores
Título(s) alternativo(s): Resonant pollution in the modernity and the school - a conscious approach in the hearing habits of young teachers
Autor(es): Nuvolari, Domingos Alberto Richieri
Orientador(es): Nunes, Rodrigo Ruschel
Palavras-chave: Educação ambiental
Conscientização
Ruído - Efeito fisiológico
Environmental education
Awareness
Noise - Physiological effect
Data do documento: 27-Nov-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: NUVOLARI, Domingos Alberto Richieri. Poluição sonora na modernidade e a escola - uma abordagem consciente nos hábitos auditivos de jovens professores. 2015. 36 f. Monografia (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: Este trabalho objetivou investigar os hábitos dos jovens professores na correta utilização de fones de ouvido nos dias de hoje, ofereceu conscientização das consequências na utilização inadequada deste recurso. Ofereceu um básico conteúdo teórico de modo a levá-los a sensibilização da fragilidade do aparelho auditivo e em conjunto investigou a preocupação das escolas sobre o assunto. Os dados colhidos em pesquisa com professores mostraram a falta de conhecimento sobre os aspectos negativos do uso inadequado deste recurso auditivo. Também em pesquisa com a escola, a falta de preocupação no sentido de apoiar a conscientização corretamente é inexistente. Encontrado, no entanto, a utilização de recurso pedagógico extremo de proibição, em algumas escolas. Foi então concluído que há uma real necessidade de um programa bem sistemático de conscientização dos professores, que poderá se estender aos alunos também. Já as escolas deverão ter, com o apoio de seus coordenadores, uma sistemática de inclusão em suas rotinas, de mecanismos de conscientização de todos seus colaboradores, no sentido de minimizar a utilização deste recursos dentro das escolas.
Abstract: This work has the objective or investigating the habits of the young teachers in the correct use of earphones nowadays, proveding awareness of the consequences in the use inadequate use of this resource. Offered a basic theoretical content to bring them the awareness of the fragility of the hearing aid and to investigating the preoccupation of the schools on the subject together. The collect data from research with teachers showed the lack of knowledge on the negative aspects of the inadequate use of this hearing resource. Also in the research with the school, the concern of supporting the correct awareness is non-existent. It was found, however, the use extreme pedagogic prohibition resource, in some schools. It was concluded that there is the real need for a quite systematic program of awareness to the teachers, wich may be extended to the pupils too. With the support of their coordinators, the schools will have a systematic inclusion of mechanisms of all collaborators in their routines, in the minimize the use of these resources inside the schools.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/22099
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_I_2014_30.pdf528,07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.