Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21974
Título: Conceitos de ciências naturais no cotidiano: um estudo de caso
Autor(es): Gebauer, Laísla
Orientador(es): Arioli, Rafael
Palavras-chave: Educação
Ciência
Vida
Education
Science
Life
Data do documento: 7-Dez-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: GEBAUER, Laísla. Conceitos de ciências naturais no cotidiano: um estudo de caso. 2012. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.
Resumo: O ensino de Ciências Naturais tem encontrado hoje em dia muitas dificuldades com relação ao que se ensina na sala de aula, e o que realmente os educandos compreendem e relacionam com sua vida cotidiana, neste foco o presente trabalho tem como objetivo investigar qual a relação dos conceitos de ciências naturais e sua aplicabilidade no cotidiano do educando. Foram analisados 40 alunos do Colégio Estadual Naira Fellini de Medianeira- PR, que responderam um questionário com 8 questões do tipo situação problema abordando conhecimentos trabalhados durante o Ensino Fundamental. A análise dos dados obtidos após a aplicação do questionário demonstra a deficiência do ensino de ciências em proporcionar o entendimento dos fenômenos que acontecem na vida do aluno. Os resultados obtidos podem auxiliar os professores a uma reflexão para que o setor educacional pense em caminhos para mudar esta realidade, tornando o ensino de ciências mais aplicado e significativo.
Abstract: Teaching of Natural Science has been found many difficulties nowadays in relation with what is teaching on classroom and what students realize and relate with their daily lives. In this case this study aims to investigate the relationship between Natural Science and its applicability in students daily lives. We analized 40 students that study on Naira Fellini, Medianeira PR, wich a questionnaire with 8 issues was applied for review their knowledge adquired during the elementary school. The analyses obtained after applying the questionnaire shows the deficiency of science education to provide an understanding of the phenomenon that happen in students daily lives. The obtained results may help teachers think that the education sector consider was to change this reality, making teaching of science more apllied and significant.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21974
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_III_2012_44.pdf568,31 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.