Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21918
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMiqueletti, Sheila Regina
dc.date.accessioned2020-11-24T19:22:25Z-
dc.date.available2020-11-24T19:22:25Z-
dc.date.issued2011-07-02
dc.identifier.citationMIQUELETTI, Sheila Regina. Avaliação da eficiência de práticas no ensino de química. 2011. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21918-
dc.description.abstractThis study to object evaluate the effectiveness of practical activities in the learning of chemistry, since this discipline often is seen as a difficult subject to assimilate. So, we intend, through practical classes, together with conducting chemical experiments, provide the opportunity for students to visualize the chemical processes, transcending the theoretical notions in an attempt to facilitate the learning of the content of the subject in study. The experimental work of this study took place in Almirante Tamandaré School, located in Foz do Iguaçu, Paraná, where students of 1st grade “A” and 1st grade “C” ( high school) morning and afternoon periods, respectively, participated in the research, adding fifty-two students from the two classes. From the themes proposed for the realization of experiments - "The electrical conductivity in aqueous solutions" and "Theory of Acids and Bases Arrhenius” on, a questionnaire was used to make the data collection of the analyzed groups. Considering the results obtained by the answers of the questionnaire, it was noticed a considerable difference in the level of learning between the groups, where one of the groups was given opportunities to practice activities and where the other one was received only information through theoretical notions, without any contact with the practice. Through this confrontation, we could realize the importance of placing the student into experiment to have a better learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectAprendizagem experimentalpt_BR
dc.subjectMethodologypt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.subjectExperiential learningpt_BR
dc.titleAvaliação da eficiência de práticas no ensino de químicapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho objetivou avaliar a eficácia das atividades práticas na aprendizagem da Química, visto que essa disciplina, muitas vezes, é vista como de difícil assimilação. Dessa forma, pretendeu-se, através das aulas práticas, com a proposta de realização de experimentos químicos, oportunizar o aluno à visualização dos processos químicos, transcendendo as noções teóricas, na tentativa de facilitar a aprendizagem dos conteúdos da disciplina em questão. A parte experimental deste trabalho realizou-se no Colégio Estadual Almirante Tamandaré, situado na cidade de Foz do Iguaçu, estado do Paraná, tendo como participantes os alunos das turmas “1ºA” e “1ºC” do ensino médio dos períodos matutino e vespertino, respectivamente, totalizando cinqüenta e dois alunos das duas turmas. A partir dos temas propostos para a realização de experimentos - “A condutividade elétrica nas soluções aquosas” e “Teoria de Ácidos e Bases de Arrhenius”, foi utilizado um questionário para se fazer a coleta de dados das turmas analisadas. Diante dos resultados obtidos pelas respostas do questionário aplicado, percebeu-se uma diferença considerável quanto ao nível de aprendizagem entre as turmas estudadas, sendo a uma delas oportunizadas atividades práticas e a outra recebendo apenas informações através de noções teóricas, sem qualquer contato com a prática. Com tal confrontação, pôde-se perceber a importância de se colocar o aluno diante do experimento para uma melhor aprendizagem.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Pletsch, Adelmo Lowe
dc.subject.cnpqEnsino de Ciênciaspt_BR
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_II_2011_41.pdf1,03 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.