Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21865
Título: O uso das tecnologias na aprendizagem de biologia em escolas da rede pública
Autor(es): Mariano, Renato de Souza
Orientador(es): Periotto, Fernando
Palavras-chave: Tecnologia educacional
Recursos audiovisuais
Estratégias de aprendizagem
Educational technology
Audio-visual materials
Learning strategies
Data do documento: 29-Nov-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: MARIANO, Renato de Souza. O uso das tecnologias na aprendizagem de biologia em escolas da rede pública. 2014. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Com o avanço das tecnologias e o acesso facilitado às informações praticamente em todos os ambientes, as escolas passam por momentos em que, muitas vezes, não se tem solução quanto ao uso de aparelhos eletrônicos como tablets e celulares de última geração. Estes, por sua vez, estão conectados ao mundo numa sala em que o professor possui apenas recursos simples disponíveis como a lousa e o giz. Com isso, os alunos não se sentem motivados por aquela aula que passou por adaptações quanto a sua “aplicabilidade” ou seu processo pedagógico, que continua o mesmo como há algumas décadas atrás. O objetivo desse trabalho foi buscar aplicar ferramentas atuais por meio das TICs, avaliar a maneira de aprender dos estudantes, chamando a atenção destes, proporcionando aulas mais atraentes ou diferenciadas. A temática consistiu em aliar o ensino de Biologia a alguns recursos tecnológicos, como animações, vídeos, equipamentos eletrônicos e programas disponíveis, para que o processo de ensino e aprendizagem venha a ocorrer de maneira significativa. A pesquisa de campo se deu através do uso de uma ficha apropriada para analisar como os alunos interpretam o uso da tecnologia em seu cotidiano. Foi possível concluir que as tecnologias da informação, desde que bem aplicadas, ocupam um lugar de destaque no ensino dos estudantes. No entanto, muitos profissionais da educação não estão preparados para lidar com questões referentes à tecnologia aliada à educação.
Abstract: With the advancement of technology and the easy access to information virtually all environments, schools go through times when often there is no solution for the use of electronic devices such as tablets and high-end mobile. These, in turn, are connected to the world in a room where the teacher has only simple resources available as the slate and chalk, with this, students are not motivated by that class who went through adaptations as its "applicability" or your educational process, which remains the same as a few decades ago. The objective was to seek to use current tools through ICT, evaluate the way of learning of the students, calling their attention, providing more attractive or differentiated classes. The theme was to combine the teaching Biology to some technological features such as animations, videos, electronic equipment and programs available, so that the process of teaching and learning will significantly occur. The field research was carried out through the use of an appropriate record to analyze how students interpret the use of technology in their daily lives. It was concluded that information technology since well applied to occupy a prominent place in the teaching of students. However, many education professionals are unprepared to deal with issues relating to technology along with education.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21865
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_II_2014_73.pdf388,46 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.