Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21831
Título: O ensino da geometria através da informática: estado da arte
Autor(es): Silva, Dirce Mariano da
Orientador(es): Santos Junior, Elias Lira dos
Palavras-chave: Tecnologia educacional
Ensino - Meios auxiliares
Matemática - Estudo e ensino
Educational technology
Teaching - Aids and devices
Mathematics - Study and teaching
Data do documento: 29-Nov-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SILVA, Dirce Mariano da. O ensino da geometria através da informática: estado da arte. 2014. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Este trabalho teve como temática o uso de novas tecnologias aplicadas ao ensino da Geometria. A metodologia do estudo caracteriza-se por uma pesquisa qualitativa, utilizando a revisão bibliográfica para a abordagem e tratamento dos objetos deste trabalho. Para a coleta de dados foi feita uma busca nos indexadores das bases de dados Scielo, Periódicos Capes e Google Acadêmico, com os descritores: educação; geometria e softwares. Ao final foram amostrados 15 trabalhos (n= 15). Para o desenvolvimento da pesquisa bibliográfica os capítulos de estudo foram: A informática e a educação brasileira, os avanços tecnológicos, o ensino da matemática, o ensino de geometria, geometria dinâmica, e, os softwares na geometria. Em sequência, foi destinada uma parte à informação, descrição e exemplificação sobre softwares aplicados no ensino da geometria, em específico o Cabri-Géomètre e Geogebra. Os resultados apresentaram diversas atividades e possibilidades de ação para o ensino da Geometria através da utilização destes softwares educacionais. Além do mais a interface dinâmica, a interatividade que os softwares oferecem e os recursos de manipulação são atrativos para um ensino melhor e de maior interesse dos alunos. Conclui-se que o uso de novas tecnologias auxilia na aprendizagem do aluno. A grande maioria dos estudos apontam as contribuições no uso destes softwares para superar as dificuldades e avançar no raciocínio e na abstração de conceitos.
Abstract: This work had as its theme the use of new technologies applied to the teaching of geometry. The methodology’s study is characterized by a qualitative research using bibliographic approach to and treatment of the objects of this work. To collect data in a search indexes in the databases Scielo, Portal. Peridicos Capes and Google Scholar data, with descriptors were used: education; geometry and software. At the end 15 were sampled works (n = 15). To the development of literature chapters of the study were: the informatic and brasilian education, Technological advances, the teaching of mathematics, the teaching of geometry, dynamic geometry, and geometry software. Sequence was designed in part was intended to information, description and exemplification of software applied in teaching geometry, in particular Cabri and Geogebra-Geometre. The results showed various activities and possibilities of action for teaching geometry through the use of educational software. Besides the dynamic interface interactivity that offer software and manipulation capabilities are attractive to better teaching and greater student interest. We concluded that the use of new technologies aids in student learning. The vast majority of studies point contributions in the use of software to overcome the difficulties and progress in reasoning and abstraction concepts.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21831
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_2014_2_18.pdf1,14 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.