Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21809
Título: Atividade experimental contribuindo com o ensino de ciências
Autor(es): Domingos, Amanda Gasparini
Orientador(es): Viera, Graciela Leila Heep
Palavras-chave: Aprendizagem experimental
Professores e alunos
Aprendizagem
Experiential learning
Teacher-student relationships
Learning
Data do documento: 6-Dez-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: DOMINGOS, Amanda Gasparini. Atividade experimental contribuindo com o ensino de ciências. 2014. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Este trabalho teve como temática o ensino de ciências e a maneira como este se apresenta atualmente nas escolas. Desse modo o objetivo deste trabalho foi contribuir para a prática pedagógica em ciências evidenciando a importância das atividades experimentais para o aprendizado. A amostra foi selecionada intencionalmente e composta por alunos do ensino fundamental em um colégio da cidade de Campina da Lagoa-Pr., das séries finais visando avaliar a concepção discente sobre tal metodologia e sua real ocorrência no ensino, por meio de um questionário entregue e respondido pelos mesmos. Os resultados mostraram que para os alunos a experimentação facilita o processo de aprendizado e os aproxima do professor; grande parte dos estudantes atribuiu o desejo da realização de mais experimentos ilustrando a grande aceitação por tais atividades. Partindo destes princípios concluiu-se que as atividades experimentais contribuem e enriquecem significativamente o processo de ensino-aprendizado em ciências, além de favorecer um bom relacionamento entre os envolvidos influenciando diretamente na qualidade do ensino e no desenvolvimento do educando.
Abstract: This work had as thematic science education and how it is currently presented in schools. Thereby the aim of this study was to contribute to the pedagogical practice in science showing the importance of experimental activities for learning. The sample was selected intentionally and composed of elementary school students in a school in the city of Campina da Lagoa-Pr; the final series to evaluate the students' conception of this methodology and its actual occurrence in teaching, through a questionnaire delivered and answered the same. The results showed that for students to experimentation facilitates the process of learning and approaches the teacher; most students attributed the desire of further experiments illustrating the wide acceptance by such activities. From these principles it was concluded that the experimental activities and contribute significantly enrich the process of teaching and learning in science, in addition to promoting good relationships between those involved directly influencing the quality of teaching and the development of the student.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21809
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_2014_2_5.pdf554,13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.