Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21796
Título: A arte como elemento no ensino da educação ambiental no Brasil: educação infantil e ensino fundamental I
Autor(es): Santos, Helena Cardoso dos
Orientador(es): Kavanagh, Edward
Palavras-chave: Educação ambiental
Arte - Estudo e ensino
Conscientização
Environmental education
Art - Study and teaching
Awareness
Data do documento: 5-Abr-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SANTOS, Helena Cardoso dos. A arte como elemento no ensino da educação ambiental no Brasil: educação infantil e ensino fundamental I. 2014. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Este trabalho traz uma discussão sobre a arte-educação e sua contribuição no desenvolvimento cognitivo da criança do Ensino Fundamental. Tem como objetivo estudar a arte como instrumento no ensino da Educação Ambiental no Brasil, analisando atividades passíveis de serem utilizadas na conscientização ambiental e formação de pensamento crítico dos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, possibilitando um olhar que dê o real valor ao ensino da arte-educação às crianças. Assim, no decorrer do trabalho, serão tratados assuntos pertinentes ao ensino da arte na educação, incluindo um breve histórico da Arte, da presença das artes visuais na Educação Infantil e no ensino Fundamental I e da arte como instrumento para a Educação Ambiental. O resultado desse estudo é buscar o a opinião dos autores que fundamentaram e escreveram sobre este assunto, bem como perceber que os educadores não estão preparados para a prática dessa atividade. Esta investigação contribuiu para uma reflexão sobre a importância dada à arte - educação e sobre a arte como instrumento para a Educação Ambiental no desenvolvimento das crianças que se encontram no Ensino Fundamental.
Abstract: This paper presents a discussion of art education and its contribution to cognitive development of elementary school. Aims to study art as a tool in the teaching ofenvironmental education in Brazil, analyzing activities that can be used in environmental awareness and training of critical thinking of students from kindergarten and elementary school, enabling a look that gives real value to teaching art education for children. Thus, in this work, relevant to the teaching of art in education, including a brief history of art, the presence of the visual arts in Early Childhood Education and Elementary Education I and art as a tool for environmental education issues will be addressed. The result of this study is to seek the opinion of the authors that supported and wrote about this subject as well as realize that educators are not prepared to practice this activity. This research contributed to a reflection on the importance given to art education and the art as a tool for environmental education in the development of children who are in elementary school.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21796
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_IV_2014_47.pdf279,61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.