Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21742
Título: A importância do experimento no ensino de ciências nas séries iniciais no ensino fundamental
Autor(es): Bernardino, Maria do Rosário Flôr
Orientador(es): Del Monego, Maurici Luzia Charnevski
Palavras-chave: Aprendizagem por atividades
Ensino - Meios auxiliares
Conhecimento e aprendizagem
Active learning
Teaching - Aids and devices
Knowledge and learning
Data do documento: 8-Mar-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: BERNARDINO, Maria do Rosário Flôr. A importância do experimento no ensino de ciências nas séries iniciais no ensino fundamental. 2014. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: No Ensino de Ciências, as aulas práticas são imprescindíveis para o aprendizado, no entanto, a experimentação não deve ser utilizada apenas como método de confirmação das teorias, deve ser um instrumento de auxilio para apreensão de conhecimentos. O uso de aulas práticas pode facilitar o aprendizado já que o aluno participa da construção do conhecimento de forma ativa, o que torna o aprendizado mais significativo para ele observar, buscar, investigar, que são atitudes fundamentais para a compreensão dos fenômenos naturais. Este trabalho teve como temática a importância do experimento para o ensino de ciências nas séries iniciais do Ensino fundamental, com o objetivo de demonstrar que o experimento é um instrumento importante na construção de conhecimentos e compreensão de conceitos científicos e entender a concepção docente sobre o uso de experimentos em sala de aula. A metodologia utilizada apresentou uma abordagem qualitativa – descritiva, com coleta de dados, atividades práticas em sala de aula e aplicação de questionários para docentes. Como principais resultados, procuramos compreender a concepção docente de professores das séries iniciais quanto ao uso da experimentação e o significado das aulas práticas para melhor compreensão de conteúdos pelos alunos. Pode-se compreender que há o entendimento da importância do experimento e várias concepções sobre o seu uso por parte dos docentes, porém nem todos o utilizam em suas aulas, o uso de aulas práticas facilitam o aprendizado de conteúdos científicos, e ainda, destacar a importância do uso de experimentos, porém como instrumento mediador da construção do conhecimento e não como confirmador de teorias.
Abstract: In science education, the classes are essential for learning, however, the trial should not only be used as a method of confirming theories, should be a tool to aid apprehension of knowledge. The use of practical lessons can facilitate learning as the student participates in the construction of knowledge in an active way, which makes learning more meaningful for him to observe, seek, investigate, attitudes that are fundamental to the understanding of natural phenomena. This work had as its theme the importance of the experiment for science education in early elementary school fundamental objectives: To collaborate with the construction of new knowledge, Object or confirm existing knowledge about the use of the experiment in the classroom and understand the concept of teaching experiments and the importance of its use in the classroom. The methodology presented a qualitative approach - descriptive, with data collection, practical activities in the classroom and questionnaires for teachers. As main results, we seek to understand the conception of teaching teachers of the initial series of experiments on the use and meaning of practical lessons for better understanding of content by students. One can understand that there is an understanding of the importance of the experiment and several concepts about its use by teachers, but not everyone uses it in his classes, the use of classes facilitate the learning of scientific content, and also highlight the importance of using experiments, however mediating instrument of knowledge construction and not as confirming the theory.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21742
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_IV_2014_66.pdf997,27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.