Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21308
Título: Absenteísmo das crianças/ adolescentes de uma instituição de assistência social na cidade de São José dos Campos-SP
Autor(es): Mansilha, Angélica Regina Ribeiro Lima
Orientador(es): Magalhães, Ana Cristina Macedo
Palavras-chave: Evasão escolar
Administração pública
Frequência escolar
Juventude
Crianças
Dropouts
Public administration
School attendance
Youth
Children
Data do documento: 15-Fev-2016
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: MANSILHA, Angélica Regina Ribeiro Lima. Absenteísmo das crianças/ adolescentes de uma instituição de assistência social na cidade de São José dos Campos - SP. 2016. 33 f Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública Municipal) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2016.
Resumo: A presente monografia tem como objetivo relatar os índices, os fatores geradores, o fluxo de gerenciamento atual sobre o absenteísmo das crianças/ adolescentes de uma instituição de assistência social na cidade de São José dos Campos-SP, buscando apresentar soluções para esse problema na Gestão Pública. A pesquisa baseou-se no levantamento de fatores na unidade supracitada, verificando a necessidade de propor sugestões de gestão para o absenteísmo a ser aplicado nas demais unidades da Instituição. Abordam os conceitos absenteísmo, crianças/ adolescentes, fundação pública, gestão pública, realizados pela pesquisa bibliográfica. Utiliza a pesquisa qualitativa como estudo de caso, a fim de desenvolver conhecimento para aplicação dos resultados. A pesquisa é exploratória e descritiva, visando ampliar o conhecimento a respeito do absenteísmo, por meio do levantamento de dados referentes ao período de fevereiro a junho de 2014 e 2015. Pode-se constatar que o grande índice de absenteísmo das crianças/ adolescentes na referida instituição provavelmente tenha sido causado por mudanças institucionais e atividades pedagógicas que desmotivavam as crianças e adolescentes que frequentavam o local.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21308
Aparece nas coleções:CT - Gestão Pública Municipal

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT-GPMS-2014-16.pdf301,65 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.