Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21194
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTozatti, Cleonice Aparecida
dc.date.accessioned2020-11-24T15:34:00Z-
dc.date.available2020-11-24T15:34:00Z-
dc.date.issued2015-12-11
dc.identifier.citationTOZATTI, Cleonice Aparecida. Contando história e fazendo arte: desvendando potencialidades do deficiente intelectual. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnologica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21194-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectMotivação na educaçãopt_BR
dc.subjectImaginação na literaturapt_BR
dc.subjectCrianças deficientespt_BR
dc.subjectMotivation in educationpt_BR
dc.subjectImagination in literaturept_BR
dc.subjectChildren with disabilitiespt_BR
dc.titleContando histórias e fazendo arte: Desvendando potencialidades do deficiente intelectualpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO presente artigo constitui em trabalho de conclusão do curso da utfpr, sobre metodologia e técnicas de ensino. Tendo por finalidade a realização de uma pesquisa sobre contação de história, onde foram apresentadas algumas técnicas artísticas e em seguida desenvolvidas atividades sugeridas pela professora, visando o desenvolvimento psicossocial do educando com necessidades educacionais especiais, estes inseridos em uma escola especial. Contar história para os filhos deveria ser tão importante como cuidar de sua alimentação, a história nos propicia o mundo da fantasia, onde as emoções são exteriorizadas. Notou-se que os alunos mesmo não sendo alfabetizados demonstraram interesse, motivação e sensibilidade para ouvir histórias. Baseado em conversas informais com os familiares, constatou-se que os alunos foram privados desse prazer durante sua primeira e segunda infância, devido a limitações cognitivas e a aspecto sócio econômico. A proposta sobre contação de histórias, dramatização e fazer artístico através de técnicas de pintura proporcionou a interação entre alunos e familiares, contribuindo dessa maneira para inseri-lo em seu meio social.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Juliano, Joice Maria Maltauro
dc.contributor.referee1Juliano, Joice Maria Maltauro
dc.contributor.referee2Juliano, Joice Maria Maltauro
dc.contributor.referee3Juliano, Joice Maria Maltauro
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_II_2014_30.pdf532,35 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.