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dc.creatorPreuss, Rebeca Teresinha
dc.date.accessioned2020-11-24T15:32:22Z-
dc.date.available2020-11-24T15:32:22Z-
dc.date.issued2015-10-16
dc.identifier.citationPREUSS, Rebeca Teresinha. O processo de avaliação da aprendizagem na educação de jovens e adultos na cidade de Paranavaí. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21188-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectIntegração socialpt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectIgualdade na educaçãopt_BR
dc.subjectSocial integrationpt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.subjectEducational equalizationpt_BR
dc.titleO processo de avaliação da aprendizagem na educação de jovens e adultos na cidade de Paranavaípt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de compreender de que maneira a avaliação da aprendizagem ocorre junto a Educação de Jovens e Adultos – EJA no município de Paranavaí, com uma breve descrição histórica da EJA, no Brasil e no Paraná e, além disso, discutir sobre a avaliação dos alunos da EJA. A pesquisa foi realizada mediante elaboração e aplicação de questionários aos docentes pertencentes a um Centro de EJA localizado no município de Paranavaí. O questionário aplicado abordou temas como a formação do professor, concepções de avaliação, dificuldades encontradas para avaliação na EJA e os erros mais comuns que os alunos apresentam diante da avaliação. Por meio da análise dos dados coletados, constatou-se que 80% dos entrevistados utilizam a avaliação escrita, trabalhos diversificados e a participação durante a aula como principal forma de avaliação. Ainda de acordo com 60% dos professores, a dificuldade de interpretação é a principal responsável pelos erros nas avaliações. Diante de tudo o que foi exposto, revela-se a necessidade de se repensar as estratégias avaliativas utilizadas na EJA, já que ainda a avaliação escrita tradicional é a que predomina diante do modelo atual de ensino.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Menoncin, Camila
dc.contributor.referee1Menoncin, Camila
dc.contributor.referee2Menoncin, Camila
dc.contributor.referee3Menoncin, Camila
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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