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dc.creatorKrebs, Márcia Aparecida Gottardi
dc.date.accessioned2020-11-24T15:31:02Z-
dc.date.available2020-11-24T15:31:02Z-
dc.date.issued2015-10-30
dc.identifier.citationKREBS, Márcia Aparecida Gottardi. A avaliação oral no ensino de filosofia. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21183-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectPensamento críticopt_BR
dc.subjectCapacidade intelectualpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectCritical thinkingpt_BR
dc.subjectMental efficiencypt_BR
dc.titleA avaliação oral do ensino de filosofiapt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO presente artigo apresenta uma pequena analise acerca da avaliação oral no ensino d filosofia no ensino médio, com base nas perceptivas de ensino nas Diretrizes Curriculares Estaduais para a disciplina de Filosofia, busca que os alunos tenha um domínio de clareza exposição de suas ideias. Discute ainda parâmetro de avaliações em disciplinas que usam somente avaliações escritas fazendo um questionamento sobre como esses sistemas d avaliações que ocorrem propiciam os alunos a aprenderem e fazerem uma conexão do conteúdos aprendidos com a realidade que os cerca. Concluiu-se que os alunos encontram muita dificuldade nas avaliações orais e acreditam que há disciplinas nas quais as avaliações devem ser somente escritas e não orais. No entanto, nas avaliações orais eles se sentem menos pressionados e participantes ativos do processo de conhecimento, pois ora que está sendo avaliado também há aquisição do saber. Apesar das controvérsias, a avaliação oral vem tomando o espaço das tradicionais avaliações escritas. Abrir espaço para que os aluno manifestem suas opiniões, aberta e oralmente, contribui para a formação de cidadãos com senso crítico mais apurado.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Hlenka, Vanessa
dc.contributor.referee1Hlenka, Vanessa
dc.contributor.referee2Hlenka, Vanessa
dc.contributor.referee3Hlenka, Vanessa
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
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