Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21174
Título: Literatura nas escolas municipais de Umuarama: a revista Umuaraminha
Autor(es): Rebecchi, Murilo
Orientador(es): Lima, Ivone Teresinha Carletto
Palavras-chave: Literatura - Estudo e ensino
Educação
Análise de conteúdo (Comunicação)
Literature - Study and teaching
Education
Content analysis (Communication)
Data do documento: 15-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: REBECCHI, Murilo. Literatura nas escolas municipais de Umuarama: a revista Umuaraminha. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: O personagem “umuaraminha” foi criado no ano de 1986 pelo cartunista Marcos Vaz e elevado a símbolo de Umuarama por intermédio da Lei Orgânica do município no ano de 1990. Deste modo, temos por objetivo apresentar algumas reflexões a respeito da representação que o referido material produz em relação ao cotidiano do personagem da obra. Para refletir a respeito do material foram utilizados alguns exemplares do material distribuído no corrente ano, além de buscar junto do idealizador da referida produção as motivações quando da criação e da elaboração de alguns eixos temáticos propostos para a partir deste levantamento tecermos algumas considerações do ponto de vista da historiografia e m torno da representação do indígena. Sem pretensão de questionar a produção artística, a razão desta discussão reside no campo do ensino da História e da educação indígena nas escolas da rede pública municipal de Umuarama, Paraná, outrossim apresentaremos neste trabalho conceitos e representações da cultura indígena no imaginário escolar com vistas a interpretação ponto de vista da história regional, uma vez que o personagem apresenta-se como um indígena que interage em alguns seguimentos do cotidiano.
Abstract: O personagem “umuaraminha” foi criado no ano de 1986 pelo cartunista Marcos Vaz e elevado a símbolo de Umuarama por intermédio da Lei Orgânica do município no ano de 1990. Deste modo, temos por objetivo apresentar algumas reflexões a respeito da representação que o referido material produz em relação ao cotidiano do personagem da obra. Para refletir a respeito do material foram utilizados alguns exemplares do material distribuído no corrente ano, além de buscar junto do idealizador da referida produção as motivações quando da criação e da elaboração de alguns eixos temáticos propostos para a partir deste levantamento tecermos algumas considerações do ponto de vista da historiografia e m torno da representação do indígena. Sem pretensão de questionar a produção artística, a razão desta discussão reside no campo do ensino da História e da educação indígena nas escolas da rede pública municipal de Umuarama, Paraná, outrossim apresentaremos neste trabalho conceitos e representações da cultura indígena no imaginário escolar com vistas a interpretação ponto de vista da história regional, uma vez que o personagem apresenta-se como um indígena que interage em alguns seguimentos do cotidiano.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21174
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
literaturaescolasmunicipaisumuarama.pdf239,66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.