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Título: A importância de trabalhar educação ambiental na escola pública nas séries iniciais
Título(s) alternativo(s): The importance of working environmental education in the public school in the initial grades
Autor(es): Veríssimo, Rita de Cássia
Orientador(es): Bortoli, Marlene Magnoni
Palavras-chave: Educação ambiental
Meio ambiente e crianças
Ensino
Environmental education
Environment and children
Teaching
Data do documento: 16-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: VERÍSSIMO, Rita de Cássia. A importância de trabalhar educação ambiental na escola pública nas séries iniciais. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: Esse trabalho teve como temática averiguar o conhecimento dos alunos do 6º ano da escola pública no diz respeito à percepção ambiental, resíduos sólidos e a correta deposição dos mesmos para coleta seletiva, face ao iminente esgotamento dos recursos do planeta e tendo em vista ser a escola um lugar onde se adquire valores, visão de mundo e formação crítica das novas gerações. A educação ambiental deve decorrer por toda a vida das pessoas, começando nas séries iniciais, no intuito de educar para a preservação do ambiente, promovendo a reflexão, ações e práticas educativas em defesa do meio ambiente. Atualmente o descarte e deposição corretos dos resíduos resultantes das atividades humanas são motivo de grande preocupação para educadores e sociedade em geral, devido a sua interferência direta na degradação de todos os ecossistemas terrestres. O trabalho se deu mediante a realização de uma pesquisa bibliográfica referente ao meio ambiente, poluição ambiental e a correta a deposição de resíduos sólidos. Após a pesquisa bibliográfica foi aplicado um questionário aos alunos, para aferir seus conhecimentos e sensibilização quanto à necessidade de preservação ambiental, a correta destinação dos resíduos produzidos e a separação dos mesmos. Com base nos resultados do questionário, foi possível observar que a maioria dos alunos detém um enquadramento conceitual de distanciamento do homem em relação à natureza, fato que leva a constatação que ainda há muito que se trabalhar em educação ambiental, em todas as esferas da sociedade e em todas as modalidades de ensino, especialmente no que diz respeito à visão antropocêntrica. Assim, discutir essa visão antropocêntrica torna-se fundamental para possibilitar o debate acerca da problemática da conservação e da manutenção de todas as formas de vida, mediante mudanças significativas no modo de interpretar o mundo natural, não observando apenas a natureza a serviço do homem, ou seja, a visão utilitarista e dominante da natureza e seus recursos. Entretanto, em relação à coleta seletiva aparentemente conseguem compreender a relação existente entre suas ações e o meio ambiente, no que concerne a produção e correta deposição de resíduos sólidos.
Abstract: This project had the objective to ascertain the awareness of 6th year public school students regarding environmental perception; solid waste and the correct way to dispose of it. Currently, the disposal of waste, resulting from human activity, is a matter of great concern for educators and society in general. These activities are directly interfering in the degradation of all terrestrial ecosystems. Faced with the impending exhaustion of the resources of the planet and in view of being a school where one acquires values, world vision and critical formation of the new generations. Environmental education must take place throughout the life of the people, beginning in the initial series, in order to educate for the preservation of the environment, promoting reflection, actions and educational practices in defense of the environment. Currently the correct disposal and disposal of waste resulting from human activities are a matter of great concern to educators and society in general, due to their direct interference in the degradation of all terrestrial ecosystems. After bibliographic research, a questionnaire was given to students. Its purpose was to assess their knowledge and awareness of the need for environmental preservation, including the knowledge of sorting waste appropriately and sending it off to a suitable destination. Based on the results of the questionnaire, it was possible to observe that most of the students have a conceptual framework of distance from man in relation to nature, especially with regard to the anthropocentric view. Thus, discussing this anthropocentric vision becomes fundamental to enable the debate about the problem of conservation and maintenance of all life forms, through significant changes in the way of interpreting the natural world, not only observing nature in the service of man, that is, the utilitarian and dominant view of nature and its resources. This leads to the observation that there is still a long way to go in regards to environmental education in all spheres of society and in all forms of education. However, in relation to apparent recycling of waste, they can understand the relationship between their actions and their environmental effects.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21166
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