Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21160
Título: A ludicidade no ensino da matemática
Autor(es): Muniz, Keice Caramelo
Orientador(es): Sandmann, André
Palavras-chave: Jogos no ensino de matemática
Análise de interação na educação
Aprendizagem cognitiva
Games in mathematics education
Interaction analysis in education
Cognitive learning
Data do documento: 23-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: MUNIZ, Keice Caramelo. A ludicidade no ensino da matemática. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: Esta pesquisa teve como temática os jogos matemáticos e assimilação de saberes na educação infantil abordando incialmente a importância do brinquedo do brincar para a evolução do desenvolvimento humano, tomando como base os teóricos Jean Piaget, Vygostsky e Wallon. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica respaldada por pesquisas de teóricos que se basearam nos estudos sobre os jogos e sua importância no desenvolvimento dos conceitos matemáticos. Serão citados pensamentos de Kishimoto, Aranão, Montessori, na contribuição do lúdico no processo de interação e de ensino aprendizagem. Trazendo o conceito que a matemática é primordial para o desenvolvimento dos pensamentos na resolução de problemas e no raciocínio lógico para a vida social, nas relações pessoais e interpessoais. Sem deixar de citar a importância na mediação do professor, por ser o parceiro mais experiente neste momento de interação com os jogos. Esta pesquisa nos mostra que a matemática atrelada ao lúdico estimula o aluno ser o protagonista nos seu processo de ensino aprendizagem.
Abstract: This research had as its theme the mathematical games and assimilation of knowledge’s in early childhood education, initially addressing the importance of the toy of play to the evolution of human development, based on the theorists Jean Piaget, Vygostsky and Wallon. This is a bibliographical research supported by theoretical researches that were based on the studies about the games and their importance in the development of the mathematical concepts. The thoughts of Kishimoto, Aranão, and Montessori will be mentioned in the contribution of the ludic in the process of interaction and teaching learning. Bringing the concept that mathematics is paramount for the development of thoughts in solving problems and logical reasoning for social life, in personal and interpersonal relationships. Not without mentioning the importance in the mediation of the teacher, for being the most experienced partner in this moment of interaction with the games. This research shows us that playful mathematics stimulates the student to be the protagonist in his process of teaching learning.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21160
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ludicidadeensinomatematica.pdf1,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.