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Título: Democratizando a gestão escolar, eleição direta para diretor
Título(s) alternativo(s): Democratizing school management, direct election to director
Autor(es): Silva, Luciana Gomes da
Orientador(es): Santos, Ricardo dos
Palavras-chave: Democracia e educação
Participação política
Escolas - Organização e administração
Democracy and education
Political participation
School management and organization
Data do documento: 8-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SILVA, Luciana Gomes da. Democratizando a gestão escolar, eleição direta para diretor. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo principal, buscar compreender até que ponto a eleição direta para diretor contribui para uma gestão mais democrática e para uma melhor reorganização e reestruturação do sistema educacional, analisando as dificuldades enfrentadas pelo diretor diante da escassez de recursos e sobretudo investigando as causas do autoritarismo existente nas unidades escolares, que provém, sobretudo de um sistema educacional incapaz de oferecer estrutura necessária ao seu bom funcionamento. A fim de tornar possível os resultados da pesquisa de natureza descritivo-exploratória, utilizou-se como método para coleta de dados um questionário com perguntas diretamente relacionadas a gestão democrática das escolas públicas, analisando os meios pelos quais é feita a escolha do diretor escolar, suas implicacões com relação ao andamento da unidade, e consequentemente o impacto no processo de ensino aprendizagem dos educandos. Enfim, por meio de todo o trabalho realizado, foi possível constatar que se faz urgente e necessário, nestes novos tempos, independente do tipo de escolha do diretor escolar e demais dirigentes educacionais, democratizar a gestão educacional a começar por nossas escolas, uma vez que não podemos esperar resultados satisfatórios que advém do poder público e/ou de outras esferas da sociedade.
Abstract: The main objective of the present research was to understand the extent to which direct election to director contributes to a more democratic management and to a better reorganization and restructuring of the educational system, analyzing the difficulties faced by the director in the face of the scarcity of resources and, above all, investigating the causes of the authoritarianism existing in the school units, which comes mainly from an educational system incapable of providing the necessary structure for its proper functioning. In order to make possible the research results of a descriptive-exploratory nature, a questionnaire with questions directly related to the democratic management of public schools was used as data collection method, analyzing the means by which the school director is chosen, their implications for the progress of the unit, and consequently the impact on the learning process of learners. Finally, through all the work accomplished, it was possible to verify that it is urgent and necessary, in these new times, regardless of the type of choice of the school director and other educational leaders, to democratize the educational management starting with our schools, since we can not expect satisfactory results coming from public power and / or from other spheres of society.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21159
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