Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21158
Título: | A música no ensino fundamental inicial como proposta de instrumento para a transposição do ensino |
Título(s) alternativo(s): | Music in early primary education as a proposal for an instrument for the transposition of teaching |
Autor(es): | Lara, Justina Malacarne |
Orientador(es): | Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça |
Palavras-chave: | Estratégias de aprendizagem Atividades criativas na sala de aula Crianças - Desenvolvimento Learning strategies Creative activities and seat work Child development |
Data do documento: | 15-Ago-2018 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | LARA, Justina Malacarne. A música no ensino fundamental inicial como proposta de instrumento para a transposição do ensino. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018. |
Resumo: | Este trabalho teve como temática a utilização da música no Ensino fundamental e como esta pode colaborar no desenvolvimento integral do aluno ao ser usada como instrumento de aprendizagem, procurou demonstrar por meio da pesquisa como o desenvolvimento da criança se apresenta em cada etapa, como a música pode influenciar na aprendizagem e como os professores veem a utilização da música no processo de ensino e aprendizagem. O processo de ensino aprendizagem é complexo a reflexão sobre a música e o desenvolvimento nos traz há uma visão de que o ensinar precisa ser dinâmico e prazeroso. A busca às formas de agregar conhecimentos à experiência individual dos alunos tem levado aos professores a estudarem diferentes aspectos das culturas populares, utilizar a musica é valorizar a cultura, a as novas formas de ensinar que se apresentam. |
Abstract: | This work had as thematic the use of music in primary education and how it can collaborate in the integral development of the student to be used as a learning instrument, sought to demonstrate through the research how the development of the child presents at each stage, how music can influence learning and how teachers see the use of music in the teaching and learning process. The process of teaching learning is complex the reflection on music and development brings us there is a view that teaching it needs to be dynamic and enjoyable. The search for ways to add knowledge to the individual experience of the students has led teachers to study different aspects of popular culture, to use music is to value culture, and new ways of teaching that present themselves. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21158 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
musicainstrumentotransposicaoensino.pdf | 330,72 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.