Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21157
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJesus, Julio Souza de
dc.date.accessioned2020-11-24T15:24:14Z-
dc.date.available2020-11-24T15:24:14Z-
dc.date.issued2018-08-10
dc.identifier.citationJESUS, Julio Souza de. A diferença geografia física – geografia humana no ensino fundamental: uma reflexão teórica. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21157-
dc.description.abstractGeography represents an area of knowledge that aims to make the world more comprehensible to those who study it, being students, researchers, teachers, etc. Geography is also a science that provides society with a vision of man-nature relations as space, its transformations to benefit itself and others, possessing several essential definitions to achieve this goal. At present, the teaching of Geography is going through a remarkable period, in a phase of redefinitions demanded by society in general and by the process of globalization, by the creation of a new school system that allows the formation of full citizens. As future educators, it must be said that it is necessary to prepare our learner; the teaching of Geography must have a perspective committed to citizenship, preparing the learner for life and surpassing the concept of reproducing concepts or being able to perform their activities in the market of job. Due to the vital attribution that the textbook possesses, being one of the most important used by teachers in the teaching of Geography with its students, this instrument became able to influence the formation and knowledge of the subjects. This monograph aims to understand some of the relationships that permeate the teaching of Physical Geography and the questions of the use of textbooks to reach this requirement.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectLivros didáticospt_BR
dc.subjectGeografia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino – Metodologiapt_BR
dc.subjectTextbookspt_BR
dc.subjectGeography - Study and teachingpt_BR
dc.subjectTeaching – Methodologypt_BR
dc.titleA diferença geografia física – geografia humana no ensino fundamental: uma reflexão teóricapt_BR
dc.title.alternativeThe difference physical geography - human geography in elementary school: a theoretical reflectionpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA Geografia representa uma área de conhecimento que visa transformar o mundo mais compreensível para aqueles que a estudam, sendo alunos, pesquisadores, professores, etc. A Geografia também é uma ciência que proporciona a sociedade uma visão das relações homem-natureza quanto o espaço, suas transformações em benefício a si próprio e aos demais, possuindo diversas definições essenciais para alcançar este objetivo. Na atualidade, o ensino da Geografia atravessa um período marcante, numa fase de redefinições exigidas pela sociedade em geral e pelo processo de globalização, pela criação de um novo sistema escolar que possibilite a formação de cidadãos plenos. Como futuros educadores, cabe afirmar que é preciso preparar realmente nosso educando, o ensino da Geografia deve ter uma perspectiva comprometida com a cidadania, preparando o educando para a vida e superando a concepção de reproduzir conceitos ou estando aptos para desempenhar suas atividades no mercado de trabalho. Em virtude da atribuição vital que o livro didático possui, sendo um dos mais importantes utilizados pelos professores no ensino da disciplina de Geografia junto a seus alunos, este instrumento se tornou capaz de influenciar na formação e conhecimento dos sujeitos. Esta monografia possui como objetivo compreender algumas das relações que permeiam o ensino da Geografia Física e as questões da utilização de livros didáticos para se alcançar esta exigência.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Berghauser, Neron Alipio Cortes
dc.contributor.referee1Berghauser, Neron Alipio Cortes
dc.contributor.referee2Santos, Ricardo dos
dc.contributor.referee3Juliano, Joice Maria Maltauro
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
geografiafisicageografiahumana.pdf495,3 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.