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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21150
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Antunes, Patrícia | |
dc.date.accessioned | 2020-11-24T15:22:25Z | - |
dc.date.available | 2020-11-24T15:22:25Z | - |
dc.date.issued | 2015-12-11 | |
dc.identifier.citation | ANTUNES, Patrícia. Brincar para aprender: a ludicidade como recurso didático na educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21150 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Atividades criativas na sala de aula | pt_BR |
dc.subject | Crianças - Desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | Knowledge and learning | pt_BR |
dc.subject | Creative activities and seat work | pt_BR |
dc.subject | Child development | pt_BR |
dc.title | Brincar para aprender: a ludicidade como recurso didático na educação infantil | pt_BR |
dc.title.alternative | Playing to learn: the playfulness as didactic resource in kindergarten | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo traz como tema “brincar para aprender: a ludicidade como recurso didático na educação infantil” visando compreender o contexto teórico/prático dos jogos e brincadeiras na sala de aula. Neste contexto, destaca-se que a criança deve ser compreendida como agente ativo no processo ensino aprendizagem da escola, pois, a partir daí a mesma poderá entender os diferentes papeis a serem desenvolvidos na sociedade, na família, na comunidade, nos grupos sociais, construindo tanto sua identidade pessoal como seu referencial sociocultural. O objetivo principal deste estudo é trabalhar a inserção da criança no mundo pedagógico por meio das atividades lúdicas e sua interação no processo ensino-aprendizagem da educação infantil. Utilizou-se a pesquisa bibliográfica quantitativa e de campo visando contextualizar os assuntos que enfocam os jogos lúdicos na prática pedagógica da educação infantil. Portanto, a pesquisa desenvolveu-se através da construção tanto da teoria quanto da prática no brincar para aprender, trabalhando a ludicidade como recurso didático na educação infantil, trabalhando novas ideias através de brincadeiras, as quais devem ter objetivos plenamente pedagógicos transformando a prática pedagógica. Os jogos e brincadeiras lúdicas são extremamente relevantes para o desenvolvimento da prática pedagógica na Educação Infantil, pois permeia o envolvimento lúdico na educação infantil, já que essa “linguagem” é parte natural do mundo da criança, proporcionando um desenvolvimento prazeroso com a construção do conhecimento, possibilitando uma contextualização e ressignificação do seu meio. Portanto, com base nos questionários apresentados, observou-se que em todo o processo faz-se necessário trabalhar a relação da ludicidade em conjunto professor/aluno. | pt_BR |
dc.degree.local | Medianeira | pt_BR |
dc.publisher.local | Medianeira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso | |
dc.contributor.referee1 | Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso | |
dc.contributor.referee2 | Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso | |
dc.contributor.referee3 | Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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