Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21148
Título: O coordenador pedagógico como mediador do trabalho docente na escola
Título(s) alternativo(s): The pedagogical coordinator as a mediator of teaching work in school
Autor(es): Santos, Zaine Aparecida dos
Orientador(es): Santos, Ricardo dos
Palavras-chave: Professores
Mediadores (Pessoas)
Escolas - Organização e administração
Teachers
Mediators (Persons)
School management and organization
Data do documento: 16-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SANTOS, Zaine Aparecida dos. O coordenador pedagógico como mediador do trabalho docente na escola. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso disserta sobre a atuação do coordenador pedagógico na escola e a mediação do trabalho docente, por meio de levantamento bibliográfico investigou-se diferentes autores e abordagens a respeito do tema. Para a pesquisa levantaram-se questionamentos a cerca desta função que nortearam a busca por respostas com o objetivo de investigar a atuação do coordenador pedagógico permeando todo o fazer pedagógico na escola da formação dos professores à intervenção no processo de ensino e aprendizagem no contexto da na sala de aula. A pesquisa identifica quem é este profissional e os desafios que o cerca no cotidiano escolar. O seu papel na escola e a relação com os professores em uma visão de parceria e coautoria do trabalho docente, atuando enquanto formador e articulador dos saberes e práticas pedagógicas na escola. No decorrer da pesquisa constatou-se a importância da atuação do coordenador pedagógico na escola no fortalecimento da gestão do setor pedagógico e a necessidade urgente de formação específica para este profissional que tem em sua nobre função a responsabilidade de viabilizar e mediar práticas pedagógicas transformadoras que promovam uma educação de qualidade, assegurando assim a formação integral dos alunos.
Abstract: The present work of conclusion of course on the performance of the pedagogical coordinator in the school and the mediation of the teaching work, through a bibliographical survey investigated different authors and approaches on the subject. For the research questions were raised about this function that guided the search for answers with the objective of investigating the performance of the pedagogical coordinator permeating all the pedagogical make in the school of teacher training to intervention in the process of teaching and learning in the context of the classroom. The research identifies who this professional is and the challenges that surround him in the school everyday. Its role in school and the relationship with teachers in a vision of partnership and co-authoring of teaching work, acting as a teacher and articulator of knowledge and pedagogical practices in school. In the course of the research the importance of the pedagogical coordinator in the school was strengthened in the management of the pedagogical sector and the urgent need for specific training for this professional, who has in his noble function the responsibility to make feasible and mediate transforming pedagogical practices that promote quality education, thus ensuring the full training of students.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21148
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
coordenadorpedagogicotrabalhodocente.pdf375,26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.