Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21139
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNeves, Orlete Ferraz dos Santos-
dc.date.accessioned2020-11-24T15:19:37Z-
dc.date.available2020-11-24T15:19:37Z-
dc.date.issued2015-11-06-
dc.identifier.citationNEVES, Orlete Ferraz dos Santos. O desafio da inclusão de alunos com necessidades especiais: entendo o desafio a ser enfrentado. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21139-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectCrianças deficientespt_BR
dc.subjectSpecial educationpt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectChildren with disabilitiespt_BR
dc.titleO desafio da inclusão de alunos com necessidades especiais: entendendo o desafio a ser enfrentadopt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho teve como objetivo, verificar as possibilidades de integração das crianças com deficiência em uma escola regular do ensino fundamental, visualizando as melhorias e oportunidades que as instituições podem promover para que haja a inclusão. Além disso, o projeto procura novas oportunidades de auxiliar as crianças com deficiência, sejam elas físicas ou intelectuais, no processo ensino-aprendizagem e na socialização dessas. Para realizar do trabalho foi solicitado o auxílio da psicopedagoga da escola, com a finalidade de avaliar os estudantes, portadores de deficiências durante as aulas regulares. As turmas analisadas cursam do 6º ano ao 9º ano escolar do ensino fundamental. No trabalho, foram utilizados os métodos de pesquisa bibliográfica e entrevistas com os alunos portadores de deficiência, para que, juntamente com a análise da profissional, fosse possível avaliar as principais dificuldades existentes hoje na instituição de ensino, os principais fatores que dificultam a inclusão desses nas salas de aula, buscando formas de saná-los dentro da escola.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça-
dc.contributor.referee1Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça-
dc.contributor.referee2Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça-
dc.contributor.referee3Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_II_2014_112.pdf226,67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.