Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21139
Título: O desafio da inclusão de alunos com necessidades especiais: entendendo o desafio a ser enfrentado
Autor(es): Neves, Orlete Ferraz dos Santos
Orientador(es): Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça
Palavras-chave: Educação especial
Educação inclusiva
Crianças deficientes
Special education
Inclusive education
Children with disabilities
Data do documento: 6-Nov-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: NEVES, Orlete Ferraz dos Santos. O desafio da inclusão de alunos com necessidades especiais: entendo o desafio a ser enfrentado. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo, verificar as possibilidades de integração das crianças com deficiência em uma escola regular do ensino fundamental, visualizando as melhorias e oportunidades que as instituições podem promover para que haja a inclusão. Além disso, o projeto procura novas oportunidades de auxiliar as crianças com deficiência, sejam elas físicas ou intelectuais, no processo ensino-aprendizagem e na socialização dessas. Para realizar do trabalho foi solicitado o auxílio da psicopedagoga da escola, com a finalidade de avaliar os estudantes, portadores de deficiências durante as aulas regulares. As turmas analisadas cursam do 6º ano ao 9º ano escolar do ensino fundamental. No trabalho, foram utilizados os métodos de pesquisa bibliográfica e entrevistas com os alunos portadores de deficiência, para que, juntamente com a análise da profissional, fosse possível avaliar as principais dificuldades existentes hoje na instituição de ensino, os principais fatores que dificultam a inclusão desses nas salas de aula, buscando formas de saná-los dentro da escola.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21139
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_II_2014_112.pdf226,67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.