Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21124
Título: Análise do planejamento docente de um colégio estadual de Cruzeiro do Oeste – PR frente ao processo da transposição didática aos discentes
Título(s) alternativo(s): Analysis of the conception of the students of a state college of Cruzeiro do Oeste – PR in front of the didactic transposition process adopted by the teachers
Autor(es): Silva, João Paulo
Orientador(es): Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça
Palavras-chave: Estratégias de aprendizagem
Professores – Formação
Educação baseada na competência
Learning strategies
Teachers, Training of
Competency based education
Data do documento: 16-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SILVA, João Paulo. Análise do planejamento docente de um colégio estadual de Cruzeiro do Oeste – PR frente ao processo da transposição didática aos discentes. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: Este trabalho teve como temática uma análise da utilização dos diversos recursos e métodos didáticos, pelos professores na visão dos discentes do curso técnico profissionalizante em informática, na modalidade subsequente. Ofertado por um Colégio Estadual do município de Cruzeiro do Oeste – PR, localizado na região noroeste do Paraná. A fundamentação teórica buscou resgatar o histórico do ensino profissionalizante no Brasil e as dificuldades encontradas. Na sequência foi abordada a problemática desmotivação escolar, a deficitária formação docente, o processo da transposição didática e os recursos didáticos. A pesquisa foi aplicada através de questionário, para quarenta e quatro alunos no decorrer do ano de 2018. Com o objetivo de traçar o perfil do aluno, o exercício de atividades laborais concomitante aos estudos, a relação do curso técnico com o trabalho. Com o intuito de apurar na percepção dos entrevistados, quais são os recursos didáticos, as técnicas de ensino e os métodos de avaliações aplicados pelos docentes. Por meio da pesquisa constatou-se a utilização de recursos didáticos como quadro de giz ou canetão seguidos do uso de apostilas, Power point, livros e aparelho de televisão. As técnicas mais utilizadas são a lista de exercícios e a apresentação de trabalhos individuais, seguida de apresentação de trabalhos e discussões em grupos. Os métodos de avaliação selecionados consiste em prova escrita individual e prova com consulta. Após a pesquisa foram escolhidos trabalhos realizados em sala de aula e prova escrita em grupo.
Abstract: This work had as its theme an analysis of the use of the different resources and didactic methods by the teachers in the view of the students of the vocational technical course in computer science, in the subsequent modality, offered by a state college of the municipality of Cruzeiro do Oeste-PR located in the northwest region of Paraná. Theoretical basis sought to recover the history of vocational education in Brazil and the difficulties encountered, in the sequence the problematic school demotivation, the deficient teacher training, the didactic transposition process and didactic resources were addressed. The research was applied through a questionnaire with forty-four students in the year 2018. With the purpose of tracing the profile of the student, the exercise of work activities concomitant to the studies, the relation of the technical course with the work. In the sequence sought to ascertain in the the interviewees’ perception of the teaching resources, the teaching techniques and the evaluation methods applied by the teachers. Through the research, the use of didactic resources such as chalkboard or big pen followed the use of handouts, power point, books and television. The most used techniques are the list of exercises and the presentation of individual works, following the presentation of works and discussion in groups. The methods of evaluation selected were individual written test and the test with consultation, in the sequence were chosen work in the classroom and written test in group.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21124
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
planejamentodocentetransposicaodidatica.pdf542,06 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.