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Título: Ensino de geografia para alunos surdos inclusos no ensino regular
Autor(es): Ligeski, Marinês
Orientador(es): Almeida, Shiderlene Vieira de
Palavras-chave: Lingua de sinais
Crianças surdas
Educação inclusiva
Sign language
Deaf children
Inclusive education
Data do documento: 15-Dez-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: LIGESKI, Marinês. Ensino de geografia para alunos surdos inclusos no ensino regular. 2014. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Este trabalho teve como objeto de pesquisa as possíveis metodologias para o ensino de Geografia para alunos surdos no ensino regular. O desenvolvimento de metodologias que contemplem alunos surdos e que privilegiem a aprendizagem é possível por meio da utilização de diferentes linguagens, como cartográficas, fotográficas, entre outros. Deve-se ressaltar que as dificuldades no processo de ensino e aprendizagem para as pessoas com surdez fazem-se mediante muitos tabus e preconceitos que insistem em permanecer nas escolas, demonstrando a carência na preparação dos profissionais da educação para ensinar o aluno surdo incluso em turmas de ensino regular. Apesar de a comunicação apresentar-se como um dos problemas no processo de ensino, visto que a língua materna da pessoa com surdez é a Língua de Sinais, denominada no Brasil de LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais, e a sua segunda língua é a Língua Portuguesa. Este fato indica que há muitas barreiras a serem superadas na relação professor-aluno. Não obstante, verificou-se que é possível contemplar o processo de ensino e aprendizagem no ensino da Geografia por meio do Bilinguismo e da Pedagogia Visual. Inúmeros são os questionamentos, as dúvidas, as incertezas e os desafios que permeiam esse campo delicado da Educação Especial, mas que devem ser sempre estudados, aprofundados e, principalmente, buscar a superação do preconceito que envolve a inclusão de alunos surdos na educação do ensino regular.
Abstract: The aim of this work was to verify possible methodologies for teaching Geography for deaf students in regular schools. The development of methodologies that include deaf students and that emphasize learning is possible through the use of different languages, such as cartography, photography, and others. It should be emphasized that the difficulties in teaching and learning for people with hearing loss is done by many taboos and prejudices that insist on staying in school, demonstrating the lack in the preparation of education professionals to teach deaf students in inclusive classrooms regular education. Although communication is present as one of the problems in the teaching process, as the mother tongue of the person is deaf sign language, named in Brazil LIBRAS - Brazilian Sign Language, and your second language is the Portuguese language. This indicates that there are many barriers to be overcome in the teacher-student relationship. Nevertheless, it was found that it is possible to contemplate the process of teaching and learning in teaching Geography through Bilingualism and Visual Pedagogy. There are a lot of questions, doubts, uncertainties and challenges that permeate this delicate field of Special Education, but that should always be studied deeply and primarily fetch overcome the preconception that involves the inclusion and education of deaf students in regular education.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21114
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