Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21095
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Gervasoni, Mariéli Pilati | |
dc.date.accessioned | 2020-11-24T15:09:00Z | - |
dc.date.available | 2020-11-24T15:09:00Z | - |
dc.date.issued | 2015-10-10 | |
dc.identifier.citation | GERVASON, Mariéli Pilati. O uso do portfólio como ferramenta de avaliação na educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21095 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Estudantes - Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Crianças - Desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Students - Rating of | pt_BR |
dc.subject | Child development | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.title | O uso do portfólio como ferramenta de avaliação na educação infantil | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O termo avaliar consiste em inúmeros questionamentos e abordagens para vários autores, como para o educador, que se depara com essa ação constantemente em sua prática pedagógica. E quando a avaliação é direcionada para a criança percebemos ainda mais perguntas que circulam nos ambientes escolares. Uma das questões que permeiam o cotidiano do professor está a preocupação em se realizar uma avaliação que esteja próximo da realidade dos educandos, que contemple o fazer pedagógico e que não acabe como uma avaliação que analise superficialmente o desenvolvimento infantil, negando a identidade da ação pedagógica e camuflando o processo ensino aprendizagem. Diante dessas inquietações há a intenção de se mostrar neste artigo quais são os benefícios que a avaliação infantil, por meio do uso do portfólio, pode contribuir ao docente na sua ação avaliativa. A qual seja a própria mediação entre a criança, sua realidade e o espaço institucional, onde está inserido o educador com as suas impressões do mundo, suas concepções a respeito das crianças, seu entendimento do papel da educação infantil, fase esta que se caracteriza em desvendar o máximo possível dos mistérios de uma criança. Pois ela está sendo inserida em um ambiente novo e desafiada a aprender em um novo contexto, e isso está sendo inserida em um ambiente novo e desafiada a aprender em um novo contexto, e isso sem dúvida exige do docente um olhar diferenciado, reflexivo e desafiador, buscando o progresso do aluno em seu desenvolvimento integral. | pt_BR |
dc.degree.local | Medianeira | pt_BR |
dc.publisher.local | Medianeira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Sandmann, André | |
dc.contributor.referee1 | Sandmann, André | |
dc.contributor.referee2 | Sandmann, André | |
dc.contributor.referee3 | Sandmann, André | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_EDUMTE_II_2014_107.pdf | 2,54 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.