Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21083
Título: Avaliação no contexto escolar: uma análise do entendimento de seus pares
Autor(es): Leme, Luciana Maria Caskoski Rebouças
Orientador(es): Sandmann, André
Palavras-chave: Avaliação educacional
Avaliação de Potencial de Aprendizagem
Estratégias de aprendizagem
Education - Evaluation
Learning Potential Assessment Device
Learning strategies
Data do documento: 1-Nov-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: LEME, Luciana Maria Caskoski Rebouças. Avaliação no contexto escolar: uma análise do entendimento de seus pares. 2014. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo investigar a avaliação escolar, em que analisou-se a relação entre o processo de conhecimento do aluno e a prática da avaliação escolar, utilizando relatos de 12 professores e 26 alunos do ensino fundamental II , do ano de 2014. Buscou-se experiências em avaliação, bem como explicitar seus conceitos e justificativas, estabelecer o elo entre o avaliar e o aprender, e conhecer as concepções, perspectivas e práticas de avaliação visto por professores e alunos. Durante a análise dos dados verificou-se que a preocupação tanto dos professores quanto dos alunos em transformar a prática avaliativa em uma forma de interação a qual a avaliação seja uma forma de aprender e não uma maneira de punir alunos que tem dificuldades na aprendizagem. A partir de então, buscou-se implementar formas de avaliação variadas que possam promover a melhoria da aprendizagem dos alunos. Para que se possa avançar com essa proposta, se faz necessário ampliar a formação e aceitar a interpretação do aluno, propondo assim formar um diagnóstico para ampliação da aprendizagem.
Abstract: This study aimed to investigate the school assessment which analyzed the relationship between the process of student knowledge and practice of educational assessment , using reports of 12 teachers and 26 elementary school students II , in the year 2014 sought If experiences in assessment, and explain their concepts and justifications , establish the link between learning and evaluate and identify the concepts , perspectives and assessment practices seen by teachers and students . During the data analysis it was found that the concern of both teachers and learners in transforming evaluation practice in a form of interaction which the assessment is a way of learning and not a way to punish students who have learning difficulties. Since then , we tried to implement various forms of assessment which can promote the improvement of student learning . To be able to proceed with this proposal , it is necessary to expand the training and accept the student's interpretation , thus proposing to form a diagnosis to expand learning.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21083
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_VII_2014_79.pdf457,52 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.