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Título: Técnicas de ensino para a inclusão escolar de alunos com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH)
Autor(es): Morinho, Irene Martins Galdino
Orientador(es): Bortoli, Marlene Magnoni
Palavras-chave: Baixo rendimento escolar
Crianças hiperativas
Avaliação de comportamento das crianças
Underachievers
Hyperactive children
Data do documento: 1-Nov-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: MORINHO, Irene Martins Galdino. Técnicas de ensino para a inclusão escolar de alunos com transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH). 2014. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Este trabalho teve como temática a abordagem das técnicas de ensino para a inclusão escolar de alunos com o Transtorno de Déficit de Atenção/ Hiperatividade (TDAH), com o intuito de alcançar um maior entendimento sobre o assunto e melhorar a qualidade da educação desses alunos. O TDAH é um transtorno psiquiátrico de grande relevância em âmbito escolar e saúde pública, considerando os agravos que esse transtorno pode causar na infância, adolescência ou na idade adulta. Na escola, grande parte dos alunos que apresentam TDAH demonstra um baixo rendimento escolar, tendo em vista a dificuldade que esses alunos possuem em conseguir focar a atenção na aula, controlar a impulsividade ou hiperatividade. Existem alguns critérios para a diferenciação dos tipos de TDAH, onde, dependendo da extensão dos episódios e sintomas apresentados por um indivíduo, este pode ser classificado com o predominantemente hiperativo/impulsivo, predominantemente desatento oupredominantemente combinado, na qual se faz necessário o conhecimento do diagnóstico, para que metodologias mais adequadas sejam empregadas. Vale ressaltar que esse transtorno também pode estar associado a outras comorbidades, como síndromes e dificuldades de aprendizagens de outras naturezas, sendo necessária a realização de diagnósticos individualizados pelas equipes multiprofissionais e intervenções adequadas para cada caso. Os professores são muitas vezes os primeiros a identificarem os sinais de um quadro de TDAH na escola, por isso a importância de uma adequada formação desses professores para que possam reconhecer quando há a necessidade de encaminhar esses alunos a uma avaliação mais criteriosa e para que saibam quais as medidas podem ser realizadas para o melhor manejo desses alunos. Assim, é imprescindível que se viabilizem alterações nas metodologias e materiais utilizados em sala de aula para favorecer o processo de aprendizagem desses alunos com TDAH, respeitando-se o ritmo de aprendizagem de cada um e desenvolvendo suas potencialidades e capacidades. Portanto, o objetivo deste trabalho foi revisar a literatura sobre as técnicas de ensino para a inclusão escolar de alunos com TDAH, focando as principais dificuldades encontradas e os melhores princípios de intervenções que podem ser empregados para melhorar a educação desses alunos.
Abstract: This work had as theme the teaching techniques to scholar inclusion of attention deficit hyperactivity disorder students (ADHD), with the goal to reach a better understand about the subject and to improve education quality of these students. ADHD is psychiatric disorder which is considered relevant to school context and to public health when considering grievances that this disorder may cause in the childhood, adolescence or at adult age. At school, the major part of ADHD students demonstrates a lower school performance, due to difficulties those student have when focusing attention during class or controlling impulsiveness or hyperactivity. There are some criteria to differentiate ADHD types, where, depending of the extension of the episodes and symptoms showed by individuals they may be classified as predominantly hyperactivity/impulsive, predominantly inattentive or predominantly combined, which would require the diagnose, in order to choose the most appropriated methodology to be used. Is important to highlight this disorder may be associated to others comorbidities, as syndromes and learning difficulties, turning necessary the performance of individualized diagnose by the multiprofessionals team and adequate interventions case by case. Teacher are primary to identify signs of ADHD at school, that´s why is important training them properly in order to them recognize when is necessary to send students to a careful evaluation and to know which actions can be taken to deal with those students. Thus, is essential to make feasible methodology alteration and materials used in the classroom in order to benefit ADHD students learning process, respecting their time of learning and developing their abilities and potential. Therefore, the goal of this work was to review literature about teaching techniques to scholar inclusion of ADHD students, focusing the main difficulties found and the best principles of intervention that may be used to improve student’s education.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21058
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