Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21050
Título: Tecnologias assistivas na educação inclusiva
Autor(es): Zuliani, Maria Lúcia da Silva
Orientador(es): Berghauser, Neron Alipio Cortes
Palavras-chave: Educação inclusiva
Interação Social
Estudantes deficientes
Inclusive education
Social interaction
Students with disabilities
Data do documento: 10-Dez-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: ZULIANI, Maria Lucia da Silva. Tecnologias assistivas na educação inclusiva. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: Tecnologia assistiva é um termo atual no Brasil, que propende a usar de uma vasta gama de soluções e serviços fornecidos para propor ou expandir habilidades funcionais de discentes com algum tipo deficiência e, logo, originar condição de vida independente e inclusão. No contexto ambiente escolar, este tema ainda vem ganhando realce, pois se percebeu, recentemente, a precisão de estruturar a escola, no contexto docente, para melhor tratar o aluno com deficiência. A pesquisa que gerou este artigo teve como objetivo gerar discussão de como a tecnologia assistiva pode colaborar na inclusão educacional do aluno com alguma necessidade especial. A tecnologia assistiva representa um caminho para oferecer um amplo apoio para professores, na área da inclusão social, pois produz elementos para o ingresso e facilitações para o aprendizado do aluno com deficiência no âmbito escolar. Desta forma, entende- se que todo e qualquer sujeito portador de uma determinada necessidade permanente ou não, autonomia aceitável para ser inserido no contexto social. Tecnologia assistiva, incide num instrumento, facilitador para o processo de ensino - aprendizagem para a educação inclusiva social. Com a disseminação de ferramentas de tecnologia assistiva o propósito é aperfeiçoar a funcionalidade de pessoas com deficiência. Funcionalidade deve ser entendida num aspecto maior do que habilidade em exercer trabalho de interesse. Este artigo apresenta um resgate bibliográfico, portanto qualitativo, acerca do tema principal, ou seja, a tecnologia assistiva como instrumento de apoio ao docente em suas práticas pedagógicas voltadas para o aluno portador de alguma necessidade. Fez-se uma leitura de conteúdos apresentados por autores que estudam e praticam o ensino em ambientes escolares ocupados por estudantes com necessidades e suas experiências adquiridas.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21050
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_II_2014_102.pdf858,42 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.