Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21020
Título: A relação dos jogos na aprendizagem dos alunos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade
Autor(es): Navarro, Valquiria
Orientador(es): Bortoli, Marlene Magnoni
Palavras-chave: Atividades criativas na sala de aula
Jogos educativos
Educação inclusiva
Creative activities and seat work
Educational games
Inclusive education
Data do documento: 1-Nov-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: NAVARRO, Valquiria. A relação dos jogos na aprendizagem dos alunos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. 2014. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Muito se fala do TDAH (transtorno de déficit de atenção e hiperatividade), porém pais, professores e cidadãos em geral ainda encontram dificuldades e dúvidas em relação aos sintomas, as formas de tratamento e a maneira de como conviver com as pessoas que possuem este transtorno. Diante disso este trabalho tem o objetivo de apresentar o TDAH relacionado à importância de trabalhar com atividades lúdicas e jogos para o desenvolvimento do aluno com este transtorno. Primeiramente realizou-se uma pesquisa bibliográfica a fim de esclarecer o que é o TDAH, os sintomas, apresentar formas de tratamento e apontar algumas ações pedagógicas voltadas para as necessidades especiais do hiperativo, integrada num acompanhamento psicológico com medicação quando necessário. Após, realizou-se uma pesquisa com relatos de experiências realizadas no processo de ensino aprendizagem utilizando Atividades Lúdicas, assim, pode-se constatar o quanto é importante aplicar atividades lúdicas dirigidas para o comportamento e aprendizagem do aluno com TDHA e que o jogo oferece oportunidades para a criança com TDAH descobrir informações sobre o seu meio que contribuirão para a sua visão de mundo e para as várias formas de aprendizagem. A criança com TDAH, com a inserção de atividades lúdicas na sala de aula, poderá aprender a lidar melhor com a aceitação de limites e demonstrar interesse pelo aprendizado. É preciso que o ambiente escolar para estes alunos seja uma sala de aula estruturada de forma que o aluno tenha prazer em aprender, e o professor o prazer de ensinar, e que através dessas estratégias, o professor possa reverter o quadro do fracasso escolar desses alunos.
Abstract: A lot is said about ADHD (attention deficit hyperactivity disorder); however, parents, teachers and citizens still face difficulties and unanswered questions regarding the symptoms, forms of treatment and how to live with people who have this disorder. Before these facts, this project has the objective of presenting the importance of working with fun activities and games for the development of students with ADHD. First, a bibliographic research was done in order to clarify the meaning of ADHD, the symptoms, to present forms of treatment and to point out some pedagogical actions geared to the special needs of the hyperactive child, integrated in a psychological counseling with medication if necessary. After, a research of previous experiments in the teaching and learning process using fun activities was carried out, emphasizing the importance of applying recreational activities towards the behavior and learning of students with ADHD and that games give opportunities for the child with ADHD to find out information about their own environment that will contribute to their perspective of the world and the various forms of learning. A child with ADHD with the inclusion of recreational activities in the classroom can learn to cope better with the acceptance of limits and demonstrate interest in learning. It is necessary that the school environment for these students provide a well-structured classroom so that the student has pleasure in learning, and the teacher pleasure in teaching, and that through these strategies, the teacher can reverse the condition of academic failure of these students.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/21020
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_VII_2014_127.pdf362,83 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.