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Título: Apontamentos acerca da educação matemática: da discalculia à educação inclusiva
Autor(es): Kliemann, Marciana Pelin
Orientador(es): Oliveira, Rogério Eduardo Cunha de
Palavras-chave: Gerstmann, Sindrome de
Educação inclusiva
Matemática - Estudo e ensino
Acalculia
Inclusive education
Mathematics - Study and teaching
Data do documento: 23-Nov-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: KLIEMANN, Marciana Pelin Kliemann. Apontamentos acerca da educação matemática: da discalculia à educação inclusiva. 2013. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Resumo: As reflexões presentes nesta monografia de cunho bibliográfico têm por finalidade abordar o pressuposto da educação inclusiva e as dificuldades de aprendizagem dos alunos na disciplina de Matemática. Para tanto, o mesmo foi dividido em momentos distintos: iniciando com uma abordagem sobre a Educação Especial, a importância da inclusão e aspectos da legislação que regem e orientam esse processo. Buscase verificar as dificuldades na Educação Especial inclusiva, os desafios que as escolas enfrentam em atender essa demanda. Cada seção objetiva dispõe pensamentos teóricos e uma reflexão sobre o tema a que se remete. Objetiva-se, também, discutir como a discalculia pode ser minimizada mediante as práticas pedagógicas dos professores, uma vez que esta não é uma doença e, portanto, não é curável, mas com mediações pedagógicas os alunos podem ultrapassar essas dificuldades. As sugestões permeiam a exploração de jogos, brincadeiras, atividades lúdicas com vistas ao estímulo de um desenvolvimento de aprendizagem significativa para o aluno. A produção de material Didático Pedagógico e atividades com esses materiais que possibilitam o ensino da matemática e aumentam o interesse do aluno em aprender,permeou-se na última seção desta monografia, pequenas sugestões para o trabalho docente. Com este estudo, percebe-se que ainda é muito complexa e carente a bibliografia acerca dos transtornos funcionais específicos, mais precisamente na área da discalculia. Revela-se, assim, um constante processo de busca de informações, fomentando o conhecimento dos docentes sobre o tema, para assim auxiliarem seus alunos discalcúlicos e que possam visualizar e compreender dadas dificuldades, instituindo então possibilidades de intervenção reflexiva e adequada.
Abstract: The reflections in this monograph bibliographic nature intended to address the assumption of inclusive education and the learning difficulties of students in Mathematics. For both, it was divided into distinct phases: starting with a discussion of special education, the importance of inclusion and aspects of legislation that govern and guide this process. We seek to verify the difficulties in inclusive special education, the challenges that schools face in meeting this demand. Each section provides theoretical objective thoughts and reflection on the subject to which it refers. The objective is to also discuss how dyscalculia can be minimized through the pedagogical practices of teachers, since this is not a disease and therefore is not curable, but with pedagogical mediations students can overcome these difficulties. Suggestions permeate the operation of games, play, play activities with a view to stimulating the development of a significant learning for the student. The production of material Didactic and Pedagogical activities with these materials that provide math instruction and increase student interest in learning, is permeated in the last section of this monograph, minor suggestions for teaching. With this study, one realizes that it is too complex and lacks a bibliography about the specific functional disorders, specifically in the area of dyscalculia. Thus proves to be a constant process of searching for information, promoting the knowledge of teachers on the subject, so as to assist their students discalcúlicos and can visualize and understand given difficulties then instituting possibilities of reflective and appropriate intervention.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20963
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