Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20962
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLeão Junior, Cleber Mena
dc.creatorEltz, Vanessa
dc.creatorDe Stefani, Divaldo
dc.creatorPires, Marilene Mieko Yamamoto
dc.creatorRoyer, Marcia Regina
dc.date.accessioned2020-11-24T14:41:52Z-
dc.date.available2020-11-24T14:41:52Z-
dc.date.issued2015-10-16
dc.identifier.citationLEÃO JUNIOR, Cleber Mena; ELTZ, Vanessa; De STEFANI, Divaldo; PIRES; Marilene Mieko Yamamoto; ROYER; Marcia Regina. O videogame como recurso para ensino-aprendizagem. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20962-
dc.description.abstractThe technology in education need to involve some kind of material object as part of the teaching-learning process, and there may be a relationship between the teacher and the technology or between the student and the technology. Our goal was to investigate the influence of video games as a teaching resource for the teaching and learning of physical education. This study is a qualitative, descriptive and interpretative research. The audience consisted of 21 students. After the period of the observations took place interventions using the xbox 360 kinect game. The collected data and its analysis originated in categories. Perceive as main results that the contributions of the game go far beyond the use of student learning, especially those who refuse to participate in activities proposed in class. However, it is necessary that schools make room for other construction means of learning, and the use of technology in classrooms can be a tool capable of providing this learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.subjectEstimulação cerebralpt_BR
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectLearning strategiespt_BR
dc.subjectBrain stimulationpt_BR
dc.subjectPhysical education and trainingpt_BR
dc.titleO videogame como recurso para ensino-aprendizagempt_BR
dc.title.alternativeVideogame as a resource for teaching-learningpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoAs tecnologias na educação necessitam envolver algum tipo de objeto material, fazendo parte do processo de ensino-aprendizagem, podendo haver uma relação entre o professor e a tecnologia ou entre o aluno e a tecnologia. Nosso objetivo foi verificar a influência do videogame como recurso didático para o ensino-aprendizagem da educação física escolar. O presente estudo é uma pesquisa qualitativa, descritiva e interpretativa. O público alvo foi composto por 21 alunos. Após o período das observações, realizou-se as intervenções com o uso do videogame xbox 360 kinect. Os dados coletados e a sua análise originaram-se em categorias. Percebemos como principais resultados, que as contribuições do uso do videogame vão muito além do aprendizado dos alunos, principalmente naqueles que se recusa a participar das atividades propostas em aula. No entanto, é necessário que as escolas abram espaço para outros meios de construção da aprendizagem, e o uso das tecnologias em salas de aula pode ser uma ferramenta capaz de proporcionar este aprendizado.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Ivone Teresinha Carletto
dc.contributor.referee1Lima, Ivone Teresinha Carletto
dc.contributor.referee2Lima, Ivone Teresinha Carletto
dc.contributor.referee3Lima, Ivone Teresinha Carletto
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_II_2014_28.pdf364,7 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.