Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20938
Título: Os desafios da oferta do ensino médio integrado – estudo de duas escolas da rede estadual de educação básica de Foz do Iguaçu
Autor(es): Vieira, Sônia
Orientador(es): Del Monego, Maurici Luzia Charnevski
Palavras-chave: Ensino profissional
Ensino técnico
Educação - Finalidades e objetivos
Professional education
Technical education
Education - Aims and objectives
Data do documento: 24-Nov-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: VIEIRA, Sônia. Os desafios da oferta do ensino médio integrado – estudo de duas escolas da rede estadual de educação básica de Foz do Iguaçu. 2013. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Resumo: Este trabalho teve como temática a busca de dados referentes a oferta do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional pela rede estadual de ensino, especificamente no município de Foz do Iguaçu, nos estabelecimentos de ensino: Colégio Estadual Professor Flávio Warken e Colégio Estadual Sol de Maio. Em 2004, com a mudança de governo estadual houve a retomada da oferta da Educação Profissional, na rede Pública de Ensino, como política pública, colocando o Estado do Paraná como o primeiro da federação a implantar o Ensino Médio Integrado a Educação Profissional. Deste a sua implantação, diversos questionamentos e estudos têm sido realizados em todo estado, no sentido de analisar a aceitação desta retomada de modalidade de ensino, desta forma este trabalho é mais um levantamento da situação dos cursos ofertados no município de Foz do Iguaçu neste contexto, onde levantou-se que há problemas com relação a aceitação do Ensino Médio Integrado a Educação Profissional.
Abstract: This work was subject to search for data on the supply of high school to Integrated Professional Education by the state education system, specifically in the city of Foz do Iguaçu, in schools: State College Professor Flávio Warken and State College Sun of May. In 2004, with the change of state government was the resumption of supply of Professional Education, Public Education Network, as public policy, putting the state of Paraná as the first federation to deploy Integrated High School Vocational Education. This its deployment, several inquiries and studies have been conducted throughout the state in order to analyze the acceptance of this type of education resume, so this work is more a survey of the situation of courses offered in the city of Foz do Iguaçu in this context.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20938
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_VI_2012_23.pdf1,61 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.