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Título: Dança: uma alternativa à inclusão com arte nos anos iniciais do ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Dance: an alternative to inclusion with art in the early years of elementary school
Autor(es): Cuba, Marcos Vinicio
Orientador(es): Berghauser, Neron Alipio Cortes
Palavras-chave: Educação inclusiva
Ensino – Legislação
Crianças com deficiência - Educação - Arte
Inclusive education
Educational law and legislation
Children with disabilities - Education - Art, [etc.]
Data do documento: 23-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: CUBA, Marcos Vinicio. Dança: uma alternativa à inclusão com arte nos anos iniciais do ensino fundamental. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: Este trabalho teve como temática a contribuição da linguagem dança como uma potencial ferramenta de inclusão de alunos com deficiências no ensino fundamental ciclo I. A presente investigação ressalta a necessidade de o professor de artes buscar o aprimoramento para se adaptar ao meio social do aluno e tornar-se um facilitador do conhecimento. Foi embasado em fontes teóricas, as quais apontam a necessidade e importância da formação do professor, um profissional que deve estar apto para atender as demandas escolares e contribua com a formação do cidadão incluso. Partiu-se da hipótese de que os professores não estão preparados para lidar, de fato, com a inclusão e desta forma o trabalho pode servir de instrumento norteador para novos arte-educadores, outro pressuposto é que infelizmente muitos alunos com deficiência são excluídos ou apenas colocados como ‘elementos’ figurativos em apresentações de dança. A prática da dança é integralizadora e desperta o potencial de cada aluno, dando oportunidades para o seu desenvolvimento cognitivo e sensório-motor. Por fim, a presente monografia traz uma visão da necessidade de professores de artes capacitados para atender as exigências legais e proporcionar uma educação de qualidade aos alunos com deficiências.
Abstract: This paper had as theme the contribution of the dance language as a potential tool of inclusion from disable students in the elementary school cycle I. The current investigation highlights the necessity of the Art teacher to take the improvement to adapt himself/herself to the student social environment e become a facilitator to the knowledge. The study was grounded in theoretical sources, which points to a necessity and an important teacher background, a professional who must be able to assist the school requests and contribute with the formation of an inclusion citizen. It was assumed that the hypotheses that teachers are not prepared to deal with inclusion and this way the work can serve as guiding instrument to the new Art teachers, other assumptions is, unfortunately, many disable students are excluded or put as `figurative element` in dance presentations. The dance practice is integral and awakes each student potential giving opportunities to his/her cognitive ad sensorialmotor development. Finally, the present monography brings a vision of necessity of the capacity from Art teachers to assist the legal demands and provides a quality education to disable students.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20884
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