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Título: A evasão escolar dos alunos cotistas sociais na educação profissional
Autor(es): Watakabe, Thais
Orientador(es): Berghauser, Neron Alípio Cortes
Palavras-chave: Evasão escolar
Programas de ação afirmativa
Ensino profissional
Dropouts
Affirmative action programs
Professional education
Data do documento: 30-Nov-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: WATAKABE, Thais. A evasão escolar dos alunos cotistas sociais na educação profissional. 2012. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.
Resumo: Este trabalho teve como objetivoanalisar a política afirmativa de cotas sociais na educação profissional. O propósito foi verificar os motivos que levavam os alunos cotistas sociais do IFPR – Instituto Federal do Paraná, câmpus Paranavaí, a evadirem. Partiu-se da hipótese de que as cotas sociais eram ações que buscavam combater a discriminação e a desigualdade que atingiam certos grupos decorrentes de sua condição social. Porém apesar das cotas permitirem o acesso a instituições de ensino público, muitos alunos cotistas acabavam evadindo. Assim, partindo desse contexto, foi feito um levantamento dos principais motivos da evasão pelos cotistas sociais, por meio de documentos, questionários com os alunos evadidos e atuantes do IFPR câmpus de Paranavaí.Conclui-se que o principal causador da evasão era a falta de tempo dos alunos para estudarem devido a necessidade dos mesmos terem que trabalhar.
Abstract: This study aimed to examine the policy of affirmative social quotas in professional education. The purpose was to investigate the reasons that led the social quota students IFPR – Instituto Federal do Paraná, Paranavaí campus, to evade. We started from the hypothesis that the quotas were social actions that sought to combat discrimination and inequality that effected certain groups due to their social status. But despite quotas allow access to public education institutions, many students ended up evading unitholders. Thus, based on this context, a survey was made of the main reasons of social avoidance by the shareholdres, through documents, questionnaires with dropout students and active in campus IFPR Paranavaí. We conclude that the main cause of dropout was lack of time students to study due to their need they have to work.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20799
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