Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20724
Título: Análise da utilização de charges como recurso didático na disciplina de geografia
Autor(es): Lopes, Dayani Cristina Ferreira
Orientador(es): Brandão, Henry Charles Albert David Naidoo Terroso de Mendonça
Palavras-chave: Estratégias de aprendizagem
Aprendizagem por atividades
Aprendizagem
Learning strategies
Active learning
Learning
Data do documento: 11-Dez-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: LOPES, Dayani Cristiana Ferreira. Análise da utilização de charges como recurso didático na disciplina de geografia. 2014. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Os métodos de ensino têm se desenvolvido para adaptar-se às novas realidades da sociedade e do cotidiano do aluno, na busca de melhorar a qualidade de ensino. As técnicas tradicionais pouco eficazes necessitam de serem substituídas, como na disciplina de Geografia, onde técnicas de memorização, nomenclaturas, fragmentação de dados, etc. persistem no meio educacional, deixando as aulas monótonas aos alunos. Para isso, entre os recursos didáticos propícios ao desenvolvimento educacional em Geografia, as charges são uma das alternativas presentes, abordando temas recentes e do cotidiano de forma crítica e humorística. Desta forma, objetivou-se analisar os aspectos positivos no uso das charges através da coleta de dados bibliográfico de trabalhos realizados sobre o tema pertinente. Percebeu-se que este recurso é um elemento favorável à troca de conhecimentos e a interação entre alunos e professores devido ao aspecto interpretativo disponível no mesmo, assim como permite a ligação do conhecimento cotidiano com o científico, favorecendo a construção da aprendizagem significativa. Entretanto, as charges são pouco utilizadas no meio didático, refletindo nos poucos trabalhos científicos encontrados sobre o tema, e que em sua maioria são recentes. Por esta via, também buscou-se apontar quais seriam os aspectos negativos na utilização mal planejada das charges, e que outros motivos possam ser encontrados para que este recurso textual seja pouco empregado em sala de aula. A falta de tempo por parte dos professores, informações errôneas e/ou fixação de práticas tradicionais são alguns possíveis motivos encontrados. Porém, percebeu-se que o uso das charges tem ganhado espaço no meio didático, devido às maiores vantagens apresentadas.
Abstract: The teaching methods have developed to adapt the new realities of society and the student’s daily life, in the pursuit to improve the quality of education. The ineffective traditional techniques need to be replaced, as in the discipline of geography, where memorization techniques, nomenclatures, data fragmentation, etc. persists in the educational environment, making class lessons monotonous to students. For this, among the didactic resources propitious to educational development in geography, the editorial cartoons are an actual alternative, addressing recent and daily topics in a critical and humorous way. Thus, had as purpose to analyze the positive aspects in the use of editorial cartoons via bibliographic data gathering from work performed on the relevant topic. It was noticed that this resource is a favorable element for the exchange of knowledge and the interaction between students and teachers due to the interpretative aspect available in it, as it enables the connection of everyday knowledge with the scientific, favoring the construction of meaningful learning. However, the editorial cartoons are rarely used in the didactical environment, reflecting in the few scientific work found on this subject, and who mostly are recent. In this way, was also sought to point out which would be the negative aspects in the poorly planned use of editorial charges, and what other reasons can be found for this textual resource to be not often used in the classroom. The lack of time by part of the teachers, misinformation and/or fixation of traditional practices are some of the possible reasons found. However, it was noticed that the use of editorial cartoons has gained ground in the didactic environment, due to the higher advantages presented.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20724
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_VII_2014_30.pdf415,59 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.