Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20706
Título: O uso da arte no ensino de sociologia : apontamento a partir de Vigostki
Autor(es): Barros, Maiara Pereira
Orientador(es): Menoncin, Camila
Palavras-chave: Evolução social
Interação social
Arte e sociedade
Social evolution
Social interaction
Art and society
Data do documento: 24-Out-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: BARROS, Maiara Pereira. O uso da arte no ensino de sociologia: apontamentos a partir de Vigostki. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: O artigo apresenta uma discussão pedagógica e sociológica acerca do uso da arte na prática de ensino-aprendizagem da disciplina de sociologia no ensino básico. Traçamos breves apontamentos da trajetória do ensino de sociologia em nosso país ressaltando os contextos histórico-sociais que permeavam as entradas e saídas da disciplina do currículo do ensino básico. A partir da relação entre arte e vida, estabelecemos uma articulação entre o uso da arte como componente da ação pedagógica dos professores de sociologia e as contribuições que a arte traz à formação humana. A fim de reconhecer a forma como a arte é utilizada nas práticas de ensino propôs-se o uso de duas matrizes tipológicas do uso da arte no cotidiano escolar, considerando que a forma como o professor direciona o uso da arte na sala de aula poderá nos falar sobre seu projeto de educação, sobre a forma como o mesmo considera que o cotidiano escolar está articulado com a sociedade e a formação humana de seu aluno em sua totalidade.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20706
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_II_2014_95.pdf902,13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.