Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20665
Título: A efetividade da Lei 10.639/2003: relato de experiência de uma equipe multidisciplinar em uma escola pública estadual
Autor(es): Slongo, Angela Maria
Orientador(es): Oliveira, Rogério Eduardo Cunha de
Palavras-chave: Conflito cultural
Cultura - Estudo e ensino
Educação multicultural
Culture conflict
Culture - Study and teaching
Multicultural education
Data do documento: 10-Dez-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: SLONGO, Angela Maria. A efetividade da Lei 10.639/2003: relato de experiência de uma equipe multidisciplinar em uma escola pública estadual. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2015.
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar as ações de uma equipe multidisciplinar constituída a partir da lei 10.639/2003 e, de igual modo, os fatos que contribuíram e limitaram suas atividades no ano de 2014, referentes a uma escola pública de ensino fundamental e médio de um município da região oeste paranaense. O Livro ata da equipe e o plano de ação anual foram as fontes bases desta pesquisa, a fim de identificar as principais mudanças na comunidade escolar diante das ações da equipe multidisciplinar. Constatou-se que as práticas da equipe multidisciplinar possibilitaram à comunidade escolar maior conhecimento sobre a temática da lei 10.639/2003, mudaram as relações com os alunos e proporcionaram um olhar diferenciado às religiões de matriz africana e para as contribuições das populações de origem africana em nosso país. Destaca-se que parte das limitações das ações da equipe, pode ser atribuída à falta de apoio da direção, falta de comprometimento dos professores e conflitos internos.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20665
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_II_2014_14.pdf182,29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.