Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20658
Título: Principais causas para a desistência de alunos no ensino médio
Autor(es): Inocêncio, Aline de Oliveira
Orientador(es): Hlenka, Vanessa
Palavras-chave: Educação
Aprendizagem
Evasão escolar
Education
Learning
Dropouts
Data do documento: 30-Out-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: INOCÊNCIO, Aline de Oliveira. Principais causas para a desistência de alunos no ensino médio. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: O presente artigo levanta e discute as dificuldades encontradas por adolescentes e jovens brasileiros em conseguirem se manter na escola, principalmente no ensino médio. As causas são diversas, porém existem fatores que influenciam no abandono escolar nessa etapa. Serão abordadas as causas mais comuns, como a falta de interesse dos alunos, a necessidade de trabalhar para ajudar a família e a ideia de muitos alunos de que os estudos não correspondem com a realidade de vida de muitos, influenciando no abandono. Apesar dos importantes avanços e conquistas materializados na educação básica, o problema da evasão escolar persiste entre os jovens e adultos que estão no ensino médio. Esse problema tem causas distintas e diversificadas, no entanto os participantes dessa pesquisa enfatizaram as condições socioeconômicas como um dos principais fatores que os conduziram a abandonarem a escola. Concluímos que a escola continua distante de responder aos anseios dos jovens e adultos que a buscam.Além disso, o Estado não efetiva políticas públicas eficazes que possam garantir melhores condições de trabalho para os docentes que nela atuam.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20658
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_II_2014_9.pdf1,58 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.