Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20646
Título: A contribuição das histórias em quadrinhos para a formação de leitores na educação infantil
Título(s) alternativo(s): The contribution of comics to readers in early childhood education
Autor(es): Diniz, Ivone Aparecida
Orientador(es): Santos, Nelson dos
Palavras-chave: Leitura - Desenvolvimento
Estratégias de aprendizagem
Gêneros literários
Development reading
Learning strategies
Literary form
Data do documento: 1-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: DINIZ, Ivone Aparecida. A contribuição das histórias em quadrinhos para a formação de leitores na educação infantil. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: Este trabalho se insere no campo da Educação Infantil. Teve como objetivo pesquisar sobre a contribuição das histórias em quadrinhos para o processo de ensino aprendizagem na Educação Infantil. É uma pesquisa de caráter qualitativo e se fundamenta em documentos normativos, tais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394 (1996), Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998) e em autores como Vygotsky (1984), Eisner (1989) e Ramos e Vergueiro (2009), que tratam sobre as histórias em quadrinhos e a educação. É de suma importância compreender como as histórias em quadrinhos contribuem para o desenvolvimento das potencialidades das crianças da Educação Infantil, como instrumento no processo de alfabetização, possibilitando a relação entre texto e imagem. O estudo foi dividido em quatro partes, que são: I) A importância da Educação Infantil); II) As histórias em quadrinhos – Arte Sequencial, refletindo sobre o histórico das histórias em quadrinhos no Brasil; III) A importância das histórias em quadrinhos para o processo de ensino aprendizagem na Educação Infantil; IV) Pesquisa de campo. A pesquisa realizada aponta que o município de Paranavaí compreende a importância da contação de histórias na Educação Infantil e a necessidade de trabalhar com os diversos gêneros textuais. Nesse sentido estão começando a compreender as contribuições das histórias em quadrinhos para esta faixa etária.
Abstract: This work falls in the field of early childhood education. Aims to research the contribution of comics to the teaching process learning in early childhood education. Is a bibliographical research of qualitative character. Are based on normative documents such as the guidelines and Bases for national education no. 9394 (1996), Benchmark National Curriculum for early childhood education (1998) and in authors such as Vygotsky (1984), Eisner (1989) and branches and Vergueiro (2009), which research on the comics and education. It is of the utmost importance to understand how the comic books contribute to the development of the potential of children in early childhood education, as an instrument in the process of literacy, making the relationship between text and image. The study will be divided into four parts, which are: I) the importance of early childhood education; II) the comics-sequential art, reflecting on the history of comics in Brazil; III) the importance of the comic stories for the teaching process learning in early childhood education; IV) field research. The survey points out that this municipality understands the importance of storytelling in early childhood education and the need to work with the various text genres. In that sense they’re starting to understand the contributions of comics for this age group.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20646
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
contribuicaohistoriasquadrinhosformacao.pdf606,48 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.