Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20638
Título: Dificuldades encontradas pelo professor em relação à aprendizagem do aluno autista
Título(s) alternativo(s): Difficulties encountered by the teacher in relation to the learning of the autistic student
Autor(es): Oliveira, Genice Denise de
Orientador(es): Santos, Nelson dos
Palavras-chave: Educação inclusiva
Estudantes com deficiência
Estratégias de aprendizagem
Inclusive education
Students with disabilities
Learning strategies
Data do documento: 13-Ago-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: OLIVEIRA, Genice Denise de. Dificuldades encontradas pelo professor em relação à aprendizagem do aluno autista. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: Este trabalho teve como temática os desafios encontrados pelo professor em relação à aprendizagem do aluno autista. A revisão da literatura desta pesquisa tratou das noções do autismo, quadro clinico do TEA, intervenções precoces do TEA, crianças com necessidades especiais na escola, professores e seus desafios diante da educação inclusiva e as estratégias de inclusão para alunos com Transtorno Espectro do Autismo. O levantamento bibliográfico contou com a contribuição de pesquisadores, como: Oliveira (2011), Coelho (2010), Nunes (2011), Melo, Lira e Facion (2008), além de outros. Além do levantamento bibliográfico, também foi realizada uma pesquisa de campo classificada como estudo de caso com enfoque qualitativo. As informações analisadas são originárias de uma entrevista semiestruturada realizada com duas professoras da Rede Pública de Ensino do Município de Paranavaí, PR, que trabalham com crianças autistas.
Abstract: This work had as a thematic the challenges encountered by the teacher in relation to the learning of the autistic student. The information analyzed comes from a questionnaire applied to the teacher. The present literature review used the notions of autism, clinical picture of ASD, early interventions of ASD, children with special needs at school, teachers and their challenges to inclusive education and inclusion strategies for students with Autism Spectrum Disorder. For the theoretical reference of the study the contribution of some researchers, such as: Oliveira (2011), Coelho (2010), Nunes (2011), Melo, Lira and Facion (2008). This is a bibliographical and field research, using a case study with a qualitative approach, with the use of a semi-structured interview. Two teachers of children with autism from a public school in the city of Paranavaí-PR participated in this study.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20638
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dificuldadesprofessoralunoautista.pdf810,16 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.