Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20626
Título: Fundamentações teóricas para a prática do ensino de leitura
Título(s) alternativo(s): Theoretical foundations for the practice of reading teaching
Autor(es): Maciel, Elisa Alzira de Campos
Orientador(es): Hlenka, Vanessa
Palavras-chave: Aprendizagem
Professores alfabetizadores
Leitura – Desenvolvimento
Learning
Reading teachers
Development Reading
Data do documento: 22-Jun-2018
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: MACIEL, Elisa Alzira de Campos. Fundamentações teóricas para a prática do ensino de leitura. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
Resumo: É por meio da leitura que o aluno ampliará a oportunidade de compreender o mundo que o cerca, uma vez que consideremos o ato de ler como a leitura de mundo que precede a leitura da palavra – conforme apresenta Paulo Freire –, assim como participar da sua constante transformação. Contudo, o ato de ler requer envolvimento entre o leitor e o texto; e, no contexto escolar, sua aprendizagem exige o olhar crítico e reflexivo do professor. Sendo assim, esta pesquisa teve como temática recordar as representações, os conceitos e, sobretudo, as práticas referentes ao ensino-aprendizagem da leitura em sala de aula. Com estas intenções, a pesquisa organizou-se em quatro tópicos: primeiramente discute alguns conceitos pedagógicos sobre o termo leitura no contexto da sala de aula e seus principais propósitos/desafios; depois explora as características e estímulos relevantes dos leitores iniciantes e dos leitores competentes diante o processo de leitura; logo em seguida, analisa o conceito e a abordagem dos textos em sala de aula; e, finalmente, faz uma reflexão sobre o papel do professor no processo de leitura assim como ações que favorecem o avanço do mesmo.
Abstract: It is through reading that the student will expand the opportunity to understand the world around him, once we consider reading as the reading of the world that precedes the reading of the word – as Paulo Freire presents – as well as participating in his constant transformation. However, the act of reading requires involvement between the reader and the text; and, in the school context, the student’s learning requires the critical and reflective look of the teacher. Thus, this research had the theme of remembering the representations, the concepts and, above all, the practices related to the teaching-learning of reading in the classroom. With these intentions, it was organized into four topics: first, it discusses some pedagogical concepts about the term reading in the context of the classroom and its main purposes / challenges; it then explores the relevant characteristics and stimuli of beginning readers and competent readers in the process of reading; then it analyzes the concept and approach of texts in the classroom; and finally, it makes a reflection about the teacher’s role in the reading process as well as actions that favor the advancement of the same.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20626
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
fundamentacoesteoricaspraticaensino.pdf363,02 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.