Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20606
Título: A importância da leitura e da literatura na prática de ensino
Autor(es): Barbosa, Laís Antunes
Orientador(es): Santos, Nelson dos
Palavras-chave: Pensamento crítico
Leitura
Motivação na educação
Critical thinking
Reading
Motivation in education
Data do documento: 9-Nov-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: BARBOSA, Laís Antunes. A importância da leitura e da literatura na prática de ensino. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: Esta pesquisa, que é de caráter bibliográfico, faz uma reflexão a respeito do que pensam os principais teóricos e estudiosos sobre a contribuição da Literatura Infantil na formação dos alunos dos anos iniciais e destaca a importância da criação do hábito de ler desde muito cedo. Buscou-se, neste trabalho, através de diversos textos estudados, uma melhor compreensão de como acontece esse despertar do gosto pela leitura por parte do aluno. Dessa forma, verificou-se, após a realização da presente pesquisa, que a leitura é de suma importância para o aprendizado, pois leva o leitor ao conhecimento científico e ao conhecimento de mundo. A escola tem papel importante no que tange ao incentivo dos alunos ao hábito de ler e de ouvir histórias. Por outro lado, a leitura de obras literárias faz com que o aluno aguce seu espírito criador e, além disso, contribui para a ampliação do seu conhecimento de mundo e para a formação da sua consciência cidadã. Deste modo, trabalho com o texto literário em sala de aula deve ser feito de tal forma que propicie ao aluno o alcance de tais benefícios.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20606
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_II_2014_83.pdf199,12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.