Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20578
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Vitorassi, Regiane Ferrari Melo | |
dc.date.accessioned | 2020-11-24T14:02:39Z | - |
dc.date.available | 2020-11-24T14:02:39Z | - |
dc.date.issued | 2015-10-09 | |
dc.identifier.citation | VITORASSI, Regiane Ferrari Melo. A função do professor frente ao aluno com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20578 | - |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Crianças hiperativas | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.subject | Hyperactive children | pt_BR |
dc.subject | Teachers, Training of | pt_BR |
dc.title | A função do professor frente ao aluno com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) | pt_BR |
dc.type | specializationThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | O artigo propõe a discussão sobre o conceito do Transtorno de Déficit de Atenção/ Hiperatividade (TDAH) e as dificuldades apresentadas no contexto escolar, tanto pelo aluno quanto pelo professor. Entendido como um distúrbio crônico, que geralmente surge na infância e se manifesta por meio da hiperatividade, do distúrbio da atenção, da impulsividade e da agitação, o TDAH pode, muitas vezes, gerar graves problemas como distúrbios emocionais e dissociais de aprendizagem. No entanto, cabe ressaltar que a criança “hiperativa” apresenta esses comportamentos conforme as circunstâncias e a intensidade em que ocorrem. Diante de tais paradigmas observou-se a necessidade em compreender o transtorno e investigar as causas, as consequências na aprendizagem, os tipos de tratamentos e como se dá o ensino e aprendizagem para esse alunado, bem como definir qual a função do professor nesse processo. Este trabalho, portanto, aborda assuntos sobre o TDAH, com base em materiais bibliográficos sobre o transtorno e pesquisa de campo, exploratória, utilizando-se de questionários e entrevista com profissionais da educação e estudo de caso, visando contribuir para o melhor desenvolvimento do ensino e da aprendizagem. | pt_BR |
dc.degree.local | Medianeira | pt_BR |
dc.publisher.local | Medianeira | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Ricardo dos | |
dc.contributor.referee1 | Santos, Ricardo dos | |
dc.contributor.referee2 | Santos, Ricardo dos | |
dc.contributor.referee3 | Santos, Ricardo dos | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Educação: Métodos e Técnicas de Ensino | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MD_EDUMTE_II_2014_121.pdf | 225,4 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.