Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20563
Título: O diálogo no processo de ensino e aprendizagem de acordo com Paulo Freire e Lev Vygotsky
Autor(es): Pizani, Izabel Cristina Micheline
Orientador(es): Oliveira, Rogério Eduardo Cunha de
Palavras-chave: Liberdade intelectual
Conscientização
Expressão
Intellectual freedom
Awareness
Expression
Data do documento: 30-Out-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: PIZANI, Izabel Cristina Micheline. O diálogo no processo de ensino e aprendizagem de acordo com Paulo Freire e Lev Vygotsky. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo identificar, analisar e discutir os pontos de aproximação entre as teorias de Paulo Freire e Lev Vygotsky relacionadas ao diálogo no processo de ensino e aprendizagem. A metodologia utilizada foi a coleta de dados partindo da leitura de livros dos autores citados, assim como de outros autores relacionados ao tema.A partir da leitura elaborou – se duas subseções que discorrem sobre vida e concepção dos autores; foram identificados e analisados os pontos de convergências entre as duas teorias como resultados, puderam ser identificados pontos de aproximação entre as teorias freireana e a teoria vygotsky, no que diz respeito á importância do diálogo no processo de ensino e aprendizagem nas abordagens dos autores Paulo Freire que vê no diálogo a oportunidade de libertação dos oprimidos e opressores, e Lev Vygotsky que vê na linguagem e pensamentos a possibilidade do desenvolvimento e da aprendizagem. Desta forma essa pesquisa pode auxiliar a desenvolver uma pedagogia dialética, onde educandos e educadores tenham a oportunidade de se tomarem participantes da transformação de uma sociedade mais justa e igualitária.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20563
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_II_2014_65.pdf897,75 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.