Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20537
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Euzilene Carvalho da
dc.date.accessioned2020-11-24T14:01:40Z-
dc.date.available2020-11-24T14:01:40Z-
dc.date.issued2015-10-09
dc.identifier.citationSILVA, Euzilene Carvalho da. A importância da literatura na educação infantil. 2015. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/20537-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectAquisição de linguagempt_BR
dc.subjectCrianças - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectArte de contar históriaspt_BR
dc.subjectLanguage acquisitionpt_BR
dc.subjectChild developmentpt_BR
dc.subjectStorytellingpt_BR
dc.titleA importância da literatura na educação infantilpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem por objetivo problematizar o ensino da literatura infantil visando um desenvolvimento integral, por meio de valores humanos, sociais, filosóficos e artísticos. Através da pesquisa bibliográfica foi investigada a opinião de alguns autores entre eles: Vygotsky, Wallon, Emília Ferreiro, Piaget e outros, sobre como a criança se apropria do pensamento e da linguagem através da literatura infantil. Buscou-se problematizar a concepção do professor, diante do seu trabalho com a literatura infantil na primeira infância, através de questionários realizados com os mesmos. Procurou-se conhecer sua ação pedagógica e por meio de gráficos foram demonstrados os dados. Acredita-se que este trabalho seja relevante e de importância social, pois enfatiza a necessidade de utilizar a literatura infantil na formação de cidadãos críticos e atuantes na sociedade onde estão inseridos. A história infantil contribui nesta formação uma vez que desperta a curiosidade, a afetividade, o imaginário, e o senso de raciocínio lógico, levando a criança a se utilizar dos conhecimentos prévios para a aquisição de novos conhecimentos de mundo.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Janete Santa Maria
dc.contributor.referee1Ribeiro, Janete Santa Maria
dc.contributor.referee2Ribeiro, Janete Santa Maria
dc.contributor.referee3Ribeiro, Janete Santa Maria
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_II_2014_51.pdf354,63 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.